sábado, 27 de dezembro de 2008

Eleições autárquicas em Lisboa - Sondagem Expresso

O Expresso acaba de publicar uma sondagem para as autárquicas 2009 em Lisboa que dá uma vitória folgada de António Costa (PS), com 40,4%, sobre Santana Lopes (PSD) que obtém apenas 25% dos inquiridos.

Costa e Santana são as únicas candidaturas já anunciadas e no terreno. Entretanto, com esta sondagem, o "perigo" de uma vitória de Santana, que estava a ser manipulado pelo PS para reclamar os votos à sua esquerda, desvanece-se e perde qualquer crédito.

O espaço para uma forte e ampla candidatura de esquerda, alternativa ao "centrão" dos interesses que continua a mandar em Lisboa, fortalece-se e é cada vez mais uma exigência da cidade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Por favor, não se metam outra vez com esse Sá Fernandes. Só trás mau nome. Só nos prejudica. O que é preciso é não deixar que o PS fique com maioria absoluta senão temos outro Sócrates na câmara de Lisboa.

Anónimo disse...

Transcrevam toda a sondagem

PS 40%
PSD 25%
PCP?
Roseta?
BE?
CDS?

E digam claramente nesta sondagem o BE tem cá um tombo em relação ás ultimas eleições....

Anónimo disse...

Estás muito contente com o tombo do BE. Também deves ser da Bragaparques. E para além disso também és bruxo, porque não sabes os resultados da sondagem para o PCP, roseta, BE e CDS, mas dizes que é um tombo. Talvez o PS te arranje um bom tacho.

Anónimo disse...

Tenham calma, o jornal só sai daqui a umas horas.
Diga-se que uma sondagem assim é desvantajosa para os partidos que ainda não apresentaram candidatos, ao contrário do PS e PSD. Podemo-nos pôr a advinhar, mas a verdade é que a Roseta ainda não sabe com que formato se candidata, se tem ou não o apoio do BE, a CDU ainda não tem candidato, tal como o PP e o BE que até podem não apresentar candidatura.
Por isso, também concordo que o único dado relevante desta sondagem é a grande diferença de intenções de voto entre Costa e Santana.

Anónimo disse...

Ninguem que goste de Lisboa, e que queira uma alternativa , para o estado a que a cidade chegou, se congratula com resultados menos positivos,do Bloco de Esquerda.

Agora não pode fazer como a avestruz meter a cabeça na areia, e fingir que não se passa nada, e não tentar analisar o porquê desta quebra de votos do Bloco.

Efeito da rotura com o Sá Fernandes?

Quanto a tachos, disso não posso falar por desconhecimento, mas basta ver a historia dos partidos dos ultimos anos, para ver que quanto mais radicais e sectarios são certos militantes da esquerda, mais rapidamente aderem ao Bloco Central dos interesses, pois a vida está má para todos......

Anónimo disse...

É natural que o BE sofra com a atitude do Sá Fernandes. Qualquer eleitorado que vota num partido como o BE e depois o eleito desse partido passados uns meses começa a trabalhar para o PS, concerteza que não fica satisfeito. O Sá Fernandes não foi correcto com o BE. Dá-me a impressão que se serviu dele como escadote. O BE não pode deixar-se ir abaixo porque as pessoas vão acabar por confiar nele. A verdade vem sempre ao decima como o azeite.