segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

FÓRUM «DEMOCRACIA E SERVIÇOS PÚBLICOS”

«A crise financeira e as graves dificuldades económicas sentidas no mundo inteiro dão uma medida da irresponsabilidade da especulação e das políticas que têm conduzido ao desemprego, à precariedade e à perda dos salários. Os signatários consideram que essas políticas devem ser discutidas e combatidas, porque constituem ataques à democracia.

A defesa dos valores democráticos da justiça social é uma ponte de união entre muitos homens e mulheres que, a partir de visões distintas, se comprometem com a política da solidariedade.

Assim, para criar um espaço de pluralidade e de discussão livre das respostas concretas a esta crise de civilização, os signatários organizam no dia 14 de Dezembro um fórum aberto sobre Democracia e Serviços Públicos. Estão convidados todas e todos quantos queiram participar na análise de alternativas para a educação, os direitos do trabalho, a saúde e as cidades.

Perante a emergência social e como referiu Manuel Alegre na sua intervenção no Teatro da Trindade em Junho deste ano, «é preciso quebrar tabus». O fórum da Aula Magna será esse espaço de reflexão aberta de quem entende que a defesa de serviços públicos modernos e de qualidade é um valor essencial da responsabilidade da República.»

O encontro tem lugar na Cidade Universitária, em Lisboa, e conta com diversos painéis temáticos. A sessão de encerramento decorrerá na Aula Magna, pelas 17h30, com as intervenções de Manuel Alegre, Ana Drago e Rosário Gama.

Conhece o Programa do Fórum e a sua Comissão Organizadora.

Sem comentários: