sexta-feira, 25 de abril de 2008

Um "manto de silêncio" com cinco séculos foi rasgado

Ainda não tinha sido dado conta, neste blog, da recente inauguração do Memorial às Vítimas da Intolerância, no Largo de S. Domingos, em Lisboa.

É justo que o façamos, não tanto por ter constituído originalmente uma proposta de Sá Fernandes, à qual se associaram o PS e Helena Roseta e que acabou por ser aprovada por unanimidade, mas principalmente porque um "manto de silêncio" com cinco séculos foi rasgado, conforme refere Fernanda Câncio, no "DN". Lisboa, finalmente, teve a coragem de o fazer e de querer perpetuar essa memória.

O Memorial homenageia as vítimas do terrível progrom de Lisboa, em 1506, refere o arrependimento dos católicos e afirma Lisboa como cidade da tolerância, para que nunca mais, quem quer que seja, venha a ser aviltado ou discriminado devido às suas origens, crenças ou opções. É um memorial a todos os que sofreram pela intolerância.

Finalmente, agradecer ao prof. Jorge Martins, especialista em Estudos Judaicos, que nos deu a ideia e os elementos históricos para a elaboração da proposta, bem como a toda a equipa da Câmara Municipal de Lisboa que a interpretou e executou de forma célere e admirável.

Algumas referências da comunicação social ao evento: RTP, DN, TVI
Breve reportagem da inauguração no blog Portugal e os Judeus

[P]

Sem comentários: