quarta-feira, 16 de abril de 2008

3ª Travessia: CML exige avaliação consequências na rede viária


De acordo com a Lusa e o Diário Digital, a Câmara de Lisboa aprovou hoje, apenas com a abstenção dos vereadores da CDU, uma moção do movimento Cidadãos por Lisboa defendendo que o estudo de impacte ambiental (EIA) da terceira travessia do Tejo avalie as consequências das novas acessibilidades na rede viária da capital.

A moção defende que a autarquia proponha ao Governo a inclusão no EIA da avaliação das "consequências das novas acessibilidades no funcionamento da rede viária de Lisboa, novas obras requeridas e respectivos custos financeiros e ambientais, incluindo riscos de congestionamento".

As "políticas tarifárias de portagens e transportes colectivos, confrontadas com as previsões do poder de compra das famílias e respectivos impactos nas deslocações quotidianas para Lisboa e a partir de Lisboa", é outro aspecto a ser considerado.

A moção advoga igualmente que sejam tidas em conta as "novas acessibilidades e o seu previsível impacto na evolução demográfica e urbana nas duas margens do Tejo".

Por unanimidade foram aprovados os restantes pontos da moção, nomeadamente a determinação de que a Câmara prepare, em articulação com a Assembleia Municipal de Lisboa, um "amplo debate público" sobre o EIA da nova ponte.

Sem comentários: