segunda-feira, 28 de abril de 2008

Indie Lisboa e o Fórum


A 5ª edição do Indie Lisboa está aí, a afirmar-se e tanto a nível nacional como internacional, a dar um importante contributo para a oferta cultural da cidade de Lisboa.

Para os mais distraídos, o Indie passa-se em 7 salas de cinema da cidade. 5 delas municipais, as outras 2 - as do cinema Londres - privadas.

Uma das salas é a extraordinaria sala do Fórum Lisboa - antigo cinema Roma - que hoje em dia, infelizmente, para pouco mais serve do que albergar as sessões da Assembleia Municipal.

Foi um um enorme erro, protagonizado por Santana Lopes e por Modesto Navarro, então presidente da Assembleia Municipal, a retirada da tutela do Fórum à empresa municipal da cultura.

Desde aí, a actividade cultural nessa sala - uma das salas de espetáculos, com melhores condições no país - tem sido quase nula, sendo a realização do indie uma das raras excepções à regra.

Tanta energia despendida para salvar o privado Quarteto, que precisaria de qualquer forma de obras para se tornar num cinema com uma qualidade aceitável, e ninguém se mexe para que se aproveite melhor o público Fórum Lisboa, que tem excelentes condições para cinema e todo o género de artes preformativas.
[Bernardino Aranda]

Sem comentários: