quarta-feira, 30 de abril de 2008

José Sá Fernandes vai propôr a criação do Conselho Municipal do Ambiente


Para comemorar o Dia Nacional do Associativismo, que se assinala hoje, 30 de Abril, o Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes da CML, através da Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental, promove no Espaço Monsanto, um encontro para o qual foram convidadas as associações do Ambiente, tendo por tema "Associativismo: Passado, Presente e Futuro".

Na abertura do encontro, o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes anunciou que irá propor a criação do Conselho Municipal do Ambiente. Este será um órgão consultivo e participativo, onde estarão representadas as associações que desenvolvem trabalho em matéria de Ambiente e Espaços Verdes.

A criação do Conselho Municipal do Ambiente visa a participação destas associações, sobre todas as matérias relacionadas com o Ambiente na cidade de Lisboa. A intenção do Vereador Sá Fernandes é que estas associações possam pronunciar-se e emitir pareces sobre esses temas, além de poderem dar o seu contributo para o Orçamento Participativo, naquilo que respeita às questões dos Espaços Verdes. Todas as associações ligadas às questões ambientais serão convidadas a integrar este Conselho.

A proposta de criação deste órgão deverá estar concluída em breve, para ser apresentada na CML no mês de Maio.

No encontro de hoje, no Espaço Monsanto, que se prolongará amanhã, estão presentes os representantes da Liga para a Protecção da Natureza (Presidente Eugénio Sequeira), Associação Nacional de Conservação da Natureza – QUERCUS (Vice-Presidente Susana Fonseca), Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA (Vice-Presidente Eugénia Cochofel), Clube de Actividades de Ar Livre – CAAL (Presidente José Veloso), Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente – CPADA (Presidente José Caetano).

Amanhã, 1 de Maio, prosseguem os trabalhos, tendo lugar um percurso pedestre no Parque Florestal de Monsanto, e uma mostra de projectos das ONG'S, ligadas ao Ambiente, no Espaço Monsanto.

Sem comentários: