OS INVEJOSOS

E, de facto, assim é. Repare-se que o Fernando Ruas pertence ao mesmo partido do Menezes e do Carreiras, mas, apesar disso, não hesita em contrariá-los.
Esta polémica surge a propósito de um grupo de câmaras endividadas, sugerirem que a Câmara de Lisboa estaria a ser privilegiada caso o empréstimo, no âmbito do plano de saneamento financeiro, viesse a passar no Tribunal de Contas.
Nada disso. O art.º 40 da Lei das Finanças Locais prevê que os municípios procedam a este tipo de operação. Trata-se de reconverter dívida a curto prazo em dívida a médio e longo prazo. Porém, há um pormenor importantíssimo: não pode haver aumento líquido da dívida.
E aqui é que está o busilis da questão. Os municípios que estão a protestar, como o de Gaia, estão super-endividados com créditos que já são de médio e longo prazo. Já não conseguem reconverter a dívida. Só lhes serviria a contracção de novos empréstimos que aumentassem a dívida do município. Ou seja, não lhes chegaria substituir a dívida a fornecedores por dívida bancária, sem crescimento do endividamento, como pretende fazer Lisboa. Teriam mesmo de aumentar as respectivas dívidas.
Resumindo, o problema deles não é de discriminação em relação a Lisboa. Da forma como colocaram as coisas e porque não quero acreditar que seja por ignorância, só poderá tratar-se de inveja pura e simples.
Nada de mais, é um sentimento muito humano...
[P]
Sem comentários:
Enviar um comentário