quinta-feira, 1 de novembro de 2007

NOVO C.A. DA EGEAC CHUMBOU


A proposta de novo conselho de administração para a EGEAC foi chumbada na reunião de Camara de ontem. Como a votação é secreta, não sabemos quem rejeitou a proposta do PS. A proposta de conselho de administração da GEBALIS foi aprovada. Como também é por voto secreto, não se sabe que viabilizou a proposta do PS, nem porquê.

EGEAC e GEBALIS são duas importantes empresas municipais. Nada se discutiu na reunião de Câmara sobre as propostas e o futuro. E este é o verdadeiro problema.

É práticamente consensual que o universo das empresas municipais de Lisboa tem de ser reestruturado de forma integrada. Por exemplo, pensa-se no fim das SRU's e integração na EPUL, com reorientação desta para a reabilitação. Também a GEBALIS poderia vir a ser absorvida pela EPUL, dando origem a uma empresa municipal que trataria de forma conjunta todo o parque habitacional do município. Sinergias, corte no despesismo, melhor serviço aos munícipes, mais transparência, etc., seriam benefícios a alcançar.


Seriam mudanças importantes que exigiriam novos conselhos de administração identificados e comprometidos com os novos objectivos.


Que sentido tem, então, estar a aprovar novas administrações para as empresas municipais sem que, em primeiro plano, seja debatido na Câmara um plano de reestruturação global das empresas municipais?


Repare-se que, entretanto, a EMARLIS já foi extinta e que o PCP já propos a extinção das SRU's. O vereador Feist questionou, ontem, a situação da LxDesporto (empresa que foi criada no mandato anterior, mas que ainda não foi instalada). Vamos continuar a tratar assunto tão importante para o município de forma casuística?


Não é, concerteza, boa política. Como se compagina uma maior exigência e rigor na gestão dos recursos, com esta gestão mais ou menos errática do conjunto das empresas municipais de Lisboa?

[P]


8 comentários:

Anónimo disse...

LX Desporto, não foi esta empresa que o Carmona criou em conluio com o PCP, e a que seriam atribuidos alguns tachos a militantes da confiança do sr. Ruben....

E qual como resolverá Costa a situação dos avençados...

Será ao calhas...

Ou casos como a D. Vicki Fernandes tambem terão guia de marcha....

Anónimo disse...

Na sequência da pergunta de Fiest, o vice-presidente Marcos Prestelo respondeu: O que está decidido é que não se vai criar uma empresa para gerir equipamentos desportivos. A Câmara vai ela própria continuar a gerir os seus equipamentos, tentando resolver os problemas de gestão que estavam a haver.

Anónimo disse...

Como é que se chumba uma pessoa da qualidade de Miguel Honrado?

A lógica é clara: O que interessa para ser administrador é o cartão partidário e não o curriculo da pessoa...

Aparentemente existe na oposição quem quer deixar claro que só haverá EGEAC a funcionar se puderem ter também um lugarinho na apetecida empresa de cultura.

BA

Anónimo disse...

Parece-me que o problema não estava no nome e no cv do Miguel Honrado, o elenco que o acompanhava é que era um verdadeiro desastre....
O Miguel Honrado se soubesse da verdadeira história dos outos elementos da equipa, até irá agradecer à oposição, o favor que lhe fizeram!

Anónimo disse...

A inveja pode levar desgraçadamente `a cobardia e ao insulto gratuito que de nada aproveitam para quem os pratica.Infeliz quem gasta energias em ataques estéreis , com armas sujas que denotam a pouca limpidez da alma.

gentedelisboa disse...

Eu os outros não conheço. Agora o Miguel Honrado, até já não seria a primeira vez a trabalhar com a Câmara, já que no tempo do António Abreu ele já fez umas coisas... Para além disso, pelo que sei, é um nome muito respeitado no meio. O que é certo é que teve os mesmos votos contra que os outros dois: 8. Curiosamente, só teve 6 a favor.

BA

Anónimo disse...

Eu não percebi o comentário sobre a inveja.Os funcionários, como eu, que já trabalham na câmara há muitos anos nesta casa conhecem bem esta tropa. Por acaso foi pena ter sido chumbado os nomes propostos para a administração da EGEAC.
Pode ser que sejam nomeados para a tal comissão de estética que tanto se fala....Não desanimem estou certo que vão ter um tachinho à vossa medida.

Anónimo disse...

Não é "concerteza" é "com certeza".