quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Coligação PSD - PCP contra Orçamento Participativo

A santa coligação PSD - PCP em Lisboa (réplica de outras por esse país fora)deu nas vistas na sessão pública do Orçamento Participativo (OP) realizada ontem, no cinema S. Jorge, dedicada aos presidentes de juntas de freguesia e colectividades da cidade.

No dia anterior, o novo presidente da distrital de Lisboa do PSD tinha reunido com os seus presidentes de junta para definirem a linha de ataque ao OP. O PCP secundou-os. Principal argumento: este OP não cumpria as regras (?).

Era ver os abraços, as palmas e os cumprimentos efusivos entre militantes do PSD e do PCP, em plena sala, sempre que produziam intervenções contra este arranque de uma prática de OP em Lisboa.

Que centenas de cidadãos intervenientes na cidade tenham tido, pela primeira vez, contacto com as contas do município, ainda antes de irem a reunião de Câmara, não lhes interessa nada. A única coisa que para eles conta é a baixa manobra partidária.

Sabemos que transparência e participação nunca foram o forte desses senhores. Mas têm de ter paciência, o OP vai aperfeiçoar-se e prosseguir já para o próximo ano.

(Leia o artigo de Bernardino Aranda sobre o OP em Lisboa, publicado no portal Esquerda.)

[P]

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda não consegui perceber porque é que o PC está contra o orçamento participativo. Será que é por não terem sido eles a avançar com a ideia em Lisboa?
Seja lá como for acho uma boa iniciativa. Fui a uma das reuniões, apenas como lisboeta, e percebi o estado das contas. Já não foi mau.