quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Concessões nos espaços verdes que não pagam à CML vão ser denunciadas


A situação das concessões em espaços verdes e públicos deixada pelo anterior Executivo PSD da CML é não só confrangedora, mas sobretudo demonstrativa da inércia e da irresponsabilidade de quem governou a cidade.
Os exemplos são vários e para todos os gostos: casos em que os espaços estão vazios há mais de um ano, sem qualquer pagamento e sem a respectiva actuação por parte da CML – exemplos da esplanada no Jardim da eucaliptal de Benfica e do "café Lisboa" na Avenida da Liberdade; casos de ocupação de espaços há mais de 10 anos, sem título e sem pagamento de qualquer espécie – exemplos dos restaurantes "Luneta dos Quartéis" e "Papagaio da Serafina" em Monsanto; casos de falta de pagamento de rendas há vários anos – casos da esplanada do Jardim da Estrela e esplanada do "Café Grogue" na Avenida da Liberdade; casos de litígios que se arrastam há vários anos sem solução (concessão do Jardim do Campo Grande), em alguns casos sem se verificarem pagamentos há mais de um ano (exemplo do Campo de Golfe da Bela Vista).
São situações insustentáveis e moralmente inaceitáveis.
Nestes casos, como noutros, a actuação da CML vai ser exigente e urgente.
Afinal, a situação actual põe em causa um conjunto de receitas que a CML não pode desperdiçar, sendo que a própria vivência dos espaços verdes está comprometida pelo desmazelo e impasse que resultou da inacção da autarquia nestes locais, nos últimos anos.
Para que esta situação seja finalmente resolvida, o Vereador José Sá Fernandes já determinou o envio das respectivas cartas para por fim às concessões que se encontram nas situações de litigio e/ou falta de pagamento descritas.
Muito em breve serão abertos novos concursos para atribuição das concessões, sendo que este processo de revisão em curso, irá ainda abranger outros espaços verdes e públicos da cidade.
Para que Lisboa tenha novos sítios, com a devida rentabilidade para a cidade, mas sobretudo uma maior vivência dos seus espaços verdes por parte de todos.

Sem comentários: