sábado, 17 de novembro de 2007

Coligação PSD - PCP quer manter desigualdades no IMI

O Expresso on-line acaba de noticiar que a coligação PSD - PCP no município de Lisboa ameaça votar contra, na Assembleia Municipal, a proposta aprovada pela Câmara para redução das desigualdades no pagamento do IMI.

A notícia refere que "Na quarta-feira, a subida do IMI [a reunião de Câmara] foi também votada [para além do PS] pelo Bloco de Esquerda e pelos vereadores Lisboa com Carmona. Os Cidadãos por Lisboa (de Helena Roseta) abstiveram-se. Contra votaram o PSD e o PCP. A subida do Imposto Municipal sobre Imóveis de 0,7% para 0,8% nos prédios não avaliados permitiria à câmara arrecadar mais 9 milhões em 2008. Para os prédios já avaliados a taxa mantém-se em 0,4%. Social-democratas e comunistas apresentaram propostas que foram derrotadas (o PSD queria manter os valores actuais; o PCP uma descida de uma décima em cada uma das situações)."

Esta medida de aumento de 0,1% apenas nos prédios não avaliados (que pagam menos imposto do que os já avaliados) visa uma maior justiça fiscal, de modo a que o maior esforço tributário não seja feito apenas por quem adquiriu casa há pouco tempo.

O vereador das finanças deu o exemplo desta injustiça com a sua própria casa, uma vivenda no Restelo ainda não avaliada, que paga 15 euros por ano de IMI!

Sobre esta matéria, poderá ler em http://gentedelisboa.blogspot.com/2007/11/sobre-o-imi-em-lisboa.html uma explicação sobre o assunto.

[P]




1 comentário:

Anónimo disse...

Se fosse realmente assim seria simples, baixaria nos prédios avaliados e aumentaria nos não avaliados, mas o que se está aqui à procura é simplesmente de mais receitas à custa dos mesmos de sempre, engraçado verificar as piruetas que se dá para justificar o injustificável.