quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Bloco faz exigências a Costa

A concelhia do Bloco de Esquerda reagiu à rescisão de contratos de avençados da Câmara Municipal de Lisboa, exigindo a António Costa que «respeite integralmente o Programa de Saneamento Financeiro, começando desde logo pelos direitos dos trabalhadores», refere a notícia do Sol on-line.

No site do jornal refere-se que, em comunicado enviado às redacções, esta quarta-feira, a concelhia do Bloco de Esquerda se insurge contra a rescisão de contratos de avençados na Câmara de Lisboa e recorda a promessa de José Sá Fernandes de que «todos os trabalhadores a 'recibo verde' que configurem verdadeiros contratos de trabalho devem vir a ser integrados nos quadros da CML».

O Bloco alerta para o facto de a direcção de Recursos Humanos (DRH) da autarquia estar a enviar cartas a trabalhadores avençados, «prescindindo dos seus serviços» e faz exigências a António Costa, com quem o partido tem um acordo em Lisboa.

O Bloco de Esquerda considera que é fundamental haver rigor e critérios transparentes na análise caso a caso, em relação a todos os avençados.

É fundamental que se assegure o princípio de que todos os trabalhadores a 'recibo verde' que configurem verdadeiros contratos de trabalho devem vir a ser integrados nos quadros da CML.

«O BE exige que António Costa, respeite integralmente o Programa de Saneamento Financeiro da CML, começando desde logo pelos direitos dos trabalhadores», pode ler-se no comunicado.

A concelhia lembra ainda que, por proposta do Bloco de Esquerda e de Sá Fernandes, foi introduzido e aprovado no Programa de Saneamento financeiro da CML a «intenção integrar no quadro da Câmara, em diálogo com os Sindicatos, todos os contratos de avença que prefigurem contratos de trabalho, não havendo lugar a qualquer despedimento destes». Uma decisão que o BE quer ver respeitada.

2 comentários:

Tiago R. disse...

Acabo de ouvir pela internet o apelo dramático de uma psicóloga do serviço de medicina no trabalho cujo contrato não foi renovado.
Foram dispensados 14 funcionários com sujeição hierárquica, horário completo e vários anos de serviço!
A não-resposta de António Costa foi a de que o Vereador dos RH está a reavaliar cada situação concreta.
Porque é que uns são despedidos e outros não?
E a instabilidade que se está a lançar sobre os trabalhadores?
Percebo que participar numa vereação com outro partido não significa subscrever tudo o que se faz, mas isto parece-me demasiado grave!

Anónimo disse...

Em todo este processo alguem está de má fé...

Anonimamente é verdade, mas vão chegando á net informações que a serem verdade , dão a ideia que Antonio Costa , não está a cumprir o acordado.

Existe um gabinete de apoio ao presidente que foi agora extinto.

São dispensdas algumas pessoas, mas um filho da Actriz Eunice Munoz, conhecida pelo apoio ao PSD, e uma socialite Vicki Fernandes, não foram dispensados.

Onde pensa o Antonio Costa meter estas duas personagens...