domingo, 28 de outubro de 2007

HOJE PEDALOU-SE POR MONSANTO LIVRE DE CHUMBO


Foram cerca de duas centenas de cicloturistas que se concentraram hoje em Monsanto, em defesa do fim do tiro a chumbo na maior mancha verde da cidade.

Segundo uma notícia da Lusa, muitos cicloturistas foram surpreendidos com barulho de tiros e chumbo a cair-lhes na cabeça.

O cicloturista José Caldeira, em declarações à Lusa, disse: «passámos agora nos trilhos junto ao campo de tiro e ouvimos os disparos e os chumbos a cair tipo chuveiro». Também António Inácio, que escolhe os «trilhos» do parque aos fins-de semana, testemunhou o sucedido: «parecia um chuveiro». Perante esta «chuva de chumbo» o cicloturista denunciou: «já há muito tempo, mesmo no espaço Monsanto, íamos para lá com as crianças e deixámos de ir, porque caíam chumbos em cima dos pratos da comida».

De facto, a direcção do clube de tiro já tinha avisado que iria recomeçar com o tiro.

Lamentavelmente, esta situação voltou a acontecer em Monsanto, depois de 15 dias de "tréguas", devido a uma proposta aprovada em reunião da Câmara Municipal de Lisboa pela coligação PSD/Carmona/Roseta/PCP, que obrigou à revogação de um despacho do vereador José Sá Fernandes (BE) que tinha mandado suspender o tiro até decisão em definitivo sobre a continuidade ou não do campo de tiro em Monsanto.

Entretanto, em novo despacho conjunto de António Costa e de Sá Fernandes e na sequência do parecer negativo dos serviços municipais, foi rejeitada a solução técnica proposta pelo clube de tiro para poder permanecer em Monsanto. Dentro de dias haverá uma decisão definitiva. Esperemos que seja pelo fim do tiro a chumbo. Até lá, teremos de contar com tiro no Parque. Os responsáveis por isto (vereadores do PSD/Carmona/Roseta e PCP) que assumam as suas responsabilidades. Monsanto e os lisboetas é que estão a perder.

[P]

Sem comentários: