quarta-feira, 3 de outubro de 2007

EDIFÍCIOS DO ESTADO VÃO PASSAR A PAGAR IMI

O Plano de Saneamento Financeiro hoje aprovado consagra uma das mais antigas propostas do BE, essencial para a angariação de receitas e medida fundamental de política urbanística: o agravamento da taxa de IMI aos fogos devolutos da cidade, como incentivo ao aumento da oferta nos mercados de compra e arrendamento de habitação.

A reunião da CML de hoje, deliberou ainda a isenção de IMI conferida aos edifícios do Estado. Pela primeira vez na cidade de Lisboa (senão mesmo em Portugal), será levada a cabo a inventariação dos edifícios estatais, não afectos a actividades de interesse público, para que se acabe de vez com esta injusta regalia.

Porém, o Bloco de Esquerda e o Vereador José Sá Fernandes não se contentam com esta conquista e defendem que a autarquia lisboeta deve ir mais longe e exigir ao Governo o fim da isenção de IMI de todos os edifícios do Estado.


[AS]

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas não é verdade que vai ser aplicada a taxa máxima de IMI a todos os edifícios?

Anónimo disse...

Só quero perguntar por que razão nunca se pronunciaram sobre o tema dos radares.

10.000 pessoas assinaram uma petição contra os limites de 50 km/h e o "Gente de Lisboa" faz de conta que não sabe ?

Anónimo disse...

Sobre o IMI: A taxa mºaxima serºa para os fogos cujo seu valor fiscal ainda nao foi actualizado *a luz do cºodigo do IMI.

Sobre os Radares: eu pessoalmente nao assinei a petiçao (alias promovida pelo meu camarada fernando redondo). Parece-me bem que o radar daquela continuacão dos EUA seja de 80 em vez de 50 (j+a foi feito, não foi?), mas todos os outros radares por onde passo normalmente acho que estão muito bem colocados. A cidade necessita que o pessoal vºa com mais calma na estrada. O paºis precisa que o pessoal vºa com mais calma na estrada. é uma revolucão cultural, difícil mas necessária.

Como é que tanta gente é multada apesar de aquilo dizer em grande e a piscar proibido andar a mais de 50 e apesar de toda a gente saber que aquilo tem câmaras e tudo mais? É porque o pessoal está mesmo a precisar de uma trapia de choque!!

Bernardino

Anónimo disse...

Quais foram então as taxas de INI aprovadas? Li informação contraditória.

Anónimo disse...

Na verdade as taxas de IMI ainda não foram aprovadas. O Plano de saneamento financeiro aponta para umas dadas taxas de IMI, mas elas ainda vão ter de ser aprovadas pela Câmara após discussão mais apurada. (O BE tem umas coisas a dzer sobre as majorações e minorações).

De qualquer forma, o que o Plano aponta em termos de taxas de imi é: 0,8% para imóveis ainda não avaliados e 0,4% para imóveis já avaliados (ou seja, mater o dos anos transactos)

Bernardino

Anónimo disse...

Ok, é que a questão das majorações e minorações, ou seja, utilizar também o IMI como peça da gestão urbana, é fundamental.