sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Comunicado da Plataforma por Monsanto apoia decisão do Vereador José Sá Fernandes

Comunicado da Plataforma de Monsanto

SOBRE O INDEFERIMENTO LIMINAR DO PROJECTO APRESENTADO PELO CLUBE DE TIRO NO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO

Os projectos apresentados pelo CPTC para minimização dos impactos ambientais negativos que o campo de tiro, situado no Parque Florestal de Monsanto, provoca, foram liminarmente indeferidos por violação do artigo 80º do PDM.

Estes projectos previam a construção de um muro de betão com cerca de 600 metros de comprimento, com alturas variáveis entre os 5 e os 9 metros. A construção deste muro exigia o abate de centenas de árvores e arbustos, grande parte delas classificadas de interesse público, destruição do coberto vegetal e grandes movimentações de terras e máquinas.

Para alem disso, depois de construído e da destruição causada, iria ter um impacto visual altamente negativo e iria criar uma barreira de grandes dimensões que alteraria por completo os ecossistemas existentes. Tudo isto numa área verde de protecção onde de acordo com o PDM em vigor é proibida a construção.

É com grande satisfação que a Plataforma por Monsanto regista que pela primeira vez neste processo o parecer dado pelos técnicos da CML é respeitado e tomado em consideração pelo poder político.

A decisão tomada vai de encontro às reivindicações, protestos, acções e expectativas dos utentes do Parque Florestal de Monsanto que há mais de 10 anos se batem pela devolução desta área ao Parque e ao fim da poluição ao que o mesmo tem vindo a ser sujeito.

A Plataforma por Monsanto espera que os eleitos na CML assumam as suas responsabilidades na defesa dos interesses dos cidadãos de Lisboa e que revejam e reflectiam sobre tomadas de posição anteriores à luz deste parecer dados por técnicos qualificados.

Os interesses dos cidadãos e a defesa do meio ambiente não podem estar dependentes de jogos e interesses políticos ou económicos.

Saudamos esta a decisão justa e esperamos que o Vereador dos Espaços Verdes tenha todo o apoio necessário na CML para que possa iniciar em breve o processo de deslocalização do campo de tiro para fora do Parque Florestal do Monsanto.

A Plataforma por Monsanto

1 comentário:

Anónimo disse...

Cuidado com os informadores da oposição que continuam nos serviços do vereador Sá Fernandes...