sexta-feira, 30 de março de 2007

Santana engenheiro?


Santana Lopes diz que o Túnel do Marquês vai ser “o mais seguro de Lisboa”.

Eu cá tenho as minhas dúvidas, mas parece que o mentor do Túnel está na posse de mais informações e tem mais certezas do que os próprios vereadores da CML. O responsável das Obras Municipais de Lisboa, Pedro Feist, visita hoje o túnel para verificar se a obra pode ser entregue à câmara no próximo sábado, dia 31 de Março, data limite prevista. Ou seja, nem ele tem certezas de que tudo foi bem feito. Vai verificar...

Para já ficamos a saber que o túnel vai ser interdito a veículos pesados, incluindo transportes públicos, à excepção dos táxis. (Notícia DN) Sabemos também que no sentido Amoreiras/Marquês de Pombal, haverá um radar de controlo de velocidade, sendo sempre o limite máximo de 50 quilómetros/hora. Espero que este limite acautele devidamente eventuais acidentes dentro do túnel, mas dizem-me alguns engenheiros entendidos na matéria que não é suficiente, pelo facto da sua inclinação ter ultrapassado em muito os 4% permitidos por lei.

Desejo sinceramente que o túnel seja seguro, mas acho que essa é uma dúvida legítima dos lisboetas. Lembremos todos os avanços e recuos que o projecto conheceu, e recordemos as elementares questões de segurança que não foram acauteladas desde início, foram sim "corrigidas" a meio do percurso. Por isso pergunto: alguém põe a mão no fogo? Santana não tem medo de se queimar. Porque será?

[CO]


Sem comentários: