terça-feira, 6 de março de 2007

Cidadania em Acção

A Comissão de Moradores de Santa Cruz de Benfica está a desenvolver um trabalho notável na luta contra o traçado da CRIL que o Governo quer impor.

Argumentam que esse traçado, para além de ser “em serpentina”, com curvas perigosas, cheios de entradas e saídas, é um traçado que opta passar por zonas densamente povoadas, prejudicando a qualidade de vida de mais de 30.000 pessoas.

A alternativa, como se vê na figura, um projecto que já foi estudado, é passar pelos terrenos livres da Falagueira… E porque não se decide nesse sentido?

A Comissão de Moradores, depois de inúmeros contactos e diligências que fez, está hoje totalmente convencida que a razão é apenas uma: Este traçado alternativo inviabilizaria mais um mega-projecto imobiliário, previsto para aquele espaço vazio da periferia de Lisboa.

Sabemos que são grandes e poderosos os interesses que estão neste país ligados à nova construção.

Também sabemos que não são precisas mais casas novas na periferia de Lisboa. Pelo contrário, é urgente reabilitar os milhares de fogos degradados e devolutos que existem na cidade e voltar a repovar o centro de Lisboa.






Estamos solidários com a Comissão de Moradores; louvamos e agradecemos o seu empenhamento nesta justa causa de cidadania em que se envolveram e convidamos todos a visitarem o seu site, que pode ser até um pouco “amador”, mas que ilustra bem toda a situação descrita, ao mesmo tempo que mostra a determinação de quem não tem muitos meios, mas que sabe que tem a força da razão do seu lado.

[Bernardino Aranda]

Sem comentários: