quinta-feira, 25 de setembro de 2008

VIH AUMENTA ENTRE OS TOXICODEPENDENTES

Três milhões dos quase 16 milhões de toxicodependentes, consumidores de drogas por via endovenosa, em todo o mundo poderão estar infectados com VIH. Esta é a conclusão do relatório de uma equipa de investigadores da Universidade de New South Wales (Austrália).

O estudo trata os dados de nove países e concluiu que mais de 40 por cento dos consumidores de drogas injectáveis serão portadores do vírus e que os casos estão a aumentar. A partilha de agulhas continua a ser uma das explicações para o aumento de casos entre toxicodependentes, dizem os investigadores, que falam no insucesso das políticas de prevenção.

Em Portugal, o último relatório nacional (relativo a 2007) refere o problema: «Verifica-se que o maior número de casos notificados ('casos acumulados') corresponde a infecção em indivíduos referindo consumo de drogas por via endovenosa ou 'toxicodependentes', constituindo 43,9% de todas as notificações, reflectindo a tendência inicial da epidemia».

Esta notícia do Público vem reafirmar a urgência da implementação das salas de injecção assistida, como medida minimizadora de danos. Porém, o actual executivo parece ter posto na gaveta a proposta do BE aprovada no mandato anterior... urge definir uma data para o início do programa piloto na cidade de Lisboa e que uma mudança qualitativa no tratamento da toxicodependência tenha finalmente lugar.

[AS]

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, já é tempo de se avançar com as salas de chuto em Lisboa. Por que esperam?

Anónimo disse...

Provavelmente, porque o Sá Fernandes não quer apresentar, para não contrariar o PS. O Rui Rio ainda vai passar à frente!