quarta-feira, 17 de setembro de 2008

António Costa adia promessa eleitoral de sistema de transportes escolares em Lisboa

A promessa eleitoral de António Costa de criar um sistema de transportes escolares na cidade, não entrará em vigor senão no próximo ano lectivo (2009-2010) e apenas de forma mitigada, como projecto-piloto.

«Lisboa também precisa de ter um sistema de transportes escolares, como muitos municípios têm», disse o candidato socialista antes de ganhar as eleições de Junho de 2007. E criticou mesmo os anteriores executivos camarários por terem considerado «dispensável» algo que era, afinal, «cada vez mais exigido pelos pais».

A medida diz respeito às escolas do 1.º ciclo e faz parte do programa eleitoral de António Costa, que encarregou o Vereador da Mobilidade, Marcos Perestrello, e a Vereadora da Educação, Rosalia Vargas, da definição do modelo a adoptar e da respectiva concretização. Mas afinal só quando o autarca terminar o mandato é que a promessa dará os primeiros passos no terreno.

«Foi encomendado um estudo ao Instituto Superior Técnico para identificar percursos e necessidades», explica Marcos Perestrello. «E desse estudo já foi entregue à câmara um primeiro relatório». Seja como for, «o sistema-piloto, que mais tarde será alargado, não arrancará antes do ano lectivo de 2009-2010».

Recorde-se que a Câmara de Lisboa recusou há poucos dias, tal como outras autarquias do país, assumir mais competências na área da Educação, alegadamente por falta de verbas. Uma dessas competências, que até aqui pertencia ao Governo, relacionava-se precisamente com o transportes dos alunos para a escola.

A promessa eleitoral dos socialistas que governam Lisboa passou despercebida e António Costa não foi questionado por nenhum dos seus adversários políticos até hoje. Por outro lado, tal como foi anunciada, a medida é considerada irrealizável.

(fonte: Público)

Sem comentários: