quinta-feira, 18 de setembro de 2008

OBSTÁCULOS COM CINCO DEGRAUS

A edição de hoje do Público salienta que a impossibilidade dos cidadãos com mobilidade reduzida fazerem a ligação do comboio para o metro, na Estação de Entrecampos.

«Após percorrer uma centena de metros num corredor, um grupo de cidadãos com mobilidade reduzida mostrou ontem aos jornalistas o obstáculo intransponível formado pelos cinco degraus que os impedem de seguir caminho em direcção ao metropolitano.»

Numa acção de sensibilização da Associação Portuguesa de Deficientes, Franco Carretas, responsável pelo Gabinete Técnico de Barreiras Arquitectónicas e Transportes daquela Associação, dá inúmeros exemplos das dificuldades com que os cidadãos se deparam diariamente.

«Estamos num interface, onde é preciso garantir a ligação entre transportes. A Refer fez um edifício sem barreiras, mas é impossível para alguém em cadeira de rodas ultrapassar a fronteira para aceder ao metropolitano», revelou Franco Carretas, à Agência Lusa.

Não é só na estação de Entrecampos que os cidadãos se deparam com estas inacreditáveis situações... No Pragal (Almada) foram criados lugares de estacionamento à superfície específicos para cidadãos com mobilidade reduzida, bem perto da entrada da estação. Curiosa é a ligação... após estacionar o carro, os cidadãos têm duas hipóteses: subir um lance de escadas de cerca de 15 degraus, ou percorrer metade do estacionamento e utilizar as rampas de entrada de veículos.

A maioria das estações do metropolitano de Lisboa não permitem a circulação de cidadãos com mobilidade reduzida. Pese embora todas terem uma das barreiras mais largas no controlo das entradas, praticamente todas são precedidas de degraus, não esquecendo que a ligação à superfície raramente existe.

Dos obstáculos nos passeios, à ausência de sinalização sonora, passando pelas inúmeras barreiras arquitectónicas que diversos edifícios públicos mantêm ou que impedem a utilização de transportes públicos, Lisboa, por pura inoperância, apresenta-se como cidade não inclusiva, agressiva e descriminante.

Lamentavelmente, a agenda para a Semana Europeia da Mobilidade não contempla uma única medida, mas apenas a apresentação de um modelo de contratação de serviços de táxis. Ficam por agendar a adopção de medidas concretas que transformem Lisboa numa cidade acessível e aberta a qualquer cidadão.

A acessibilidade é um direito de tod@s.

[AS]

Sem comentários: