quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Embargo do prédio da Cofina aprovado

Moção do Bloco de Esquerda foi aprovada em Assembleia Municipal

Comissão do Urbanismo terá de efectuar um relatório sobre o processo

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou ontem, por unanimidade, uma moção do Bloco de Esquerda, que prevê o embargo do prédio da Cofina em Benfica, ainda em construção, e que está a emparedar os moradores das ruas vizinhas. No entanto, esta é apenas uma das recomendações feitas ao executivo pelos deputados municipais, que deverá agora dar seguimento ao processo, já que também o PS votou a favor.

José Guilherme, deputado municipal do Bloco de Esquerda, explicou ao DN que foram aprovadas outras recomendações. "Será promovida uma auditoria a todo o processo de construção do prédio, de modo a verificar a conformidade destes procedimentos com a lei". Depois, a moção prevê que "seja aberto um processo de negociação entre os vereadores, o promotor e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), para viabilizar ou não o prédio", acrescenta o deputado. Por sugestão da presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz, foi incluído outro ponto no documento: "A comissão do urbanismo terá de apresentar um relatório sobre o processo daqui a oito dias", explica José Guilherme, pois os moradores "têm tido enormes dificuldades em aceder" ao mesmo.

Informação confirmada ao DN por uma das moradoras em causa, que está desde Setembro de 2007 a tentar obter por parte da CML o primeiro alvará dos terrenos, datado de 1989. Recorde-se que o vereador do urbanismo, Manuel Salgado, não deu provimento ao embargo proposto pela polícia municipal depois de uma vistoria ao prédio, devido a um projecto de alterações enviado pela Cofina. Perante os moradores, este responsável justificou a sua decisão devido a um "acordo de cavalheiros" feito com o promotor do prédio, que incluía a suspensão da betonagem da laje de cobertura, explica uma das moradoras, explicou Manuel Salgado na reunião com os moradores, que decorreu a 3 de Setembro.

Entretanto, os moradores esperam o resultado da vistoria da CML, efectuada no dia 4, e irão agendar uma reunião com a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.

(Fonte: DN)

Ver aqui visita do BE ao prédio Cofina e reunião com moradores

3 comentários:

Anónimo disse...

Nste momento o Bloco de esquerda na assembleia municipal está em grande forma

Anónimo disse...

É. Só é pena só agora ter acordado para a vida. Porque será?

Anónimo disse...

Vale a não fechar a boca. Não calar as injustiças. Continuar a lutar por Lisboa.