quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Uma reflexão sobre a última pérola de Nogueira Pinto

Infelizmente, as declarações de Maria José Nogueira Pinto não constituíram grande surpresa para aquel@s que acompanharam o seu mandato na CML.

De estonteante gravidade, esta não foi a primeira vez que a ex-vereadora do CDS-PP espraiou o seu ideal xenófobo e de segregação, que no fundo está na base de uma Baixa-Chiado elitista representada no seu plano para esta zona da cidade.

A escolha de ideologias racistas e totalitárias configuram um sinal incontornável de, no mínimo, imaturidade, reveladora de uma inflexibilidade assustadora, senão mesmo de uma profunda incapacidade, em lidar com as referências ideológicas e todo o conhecimento e informação já divulgada sobre direitos humanos, multiculturalismo e respeito pela diferença. O conceito defendido por Nogueira Pinto é a verdadeira antítese de uma cidade progressista, cujo espelho deverá ser Lisboa. O discurso de saturação, fechado à mudança desenha uma ruptura penetrante na discussão sobre a composição do Comissariado.

Por uma cidade de tod@s, para tod@s, as declarações de Maria José Nogueira Pinto deverão conduzir, indubitavelmente, a um estrondoso veto à sua nomeação.

[AS]

1 comentário:

Anónimo disse...

A direita civilizada,por vezes deixa cair a máscara, e lá surge a xenofobia e o racismo, sem qualquer disfarce.

Aliás Nogueira Pinto já tinha noutras alturas , feito declarações que configuram a sua defesa de ideias segregacionistas.

È óbvio que alguem com estas carscteristicas, não pode ser chamada a exercer cargos numa Camara com a composição da actual.

Se Costa e Salgado persistirem nesta nomeação, penso que estaremos perante um problema muito grave para o Sá Fernandes e o BE, é que isto é uma questão de principios, e não se pode pactuar com alguem que defende publicamente ideias xenofobas.