quinta-feira, 27 de setembro de 2007

CML vai contestar junto do Governo construção de edifício do Terminal de Cruzeiros de Alfama



O vereador José Sá Fernandes apresentou na sessão da CML de ontem, 26 de Setembro, uma moção para que a autarquia conteste junto do Governo e da Administração do Porto de Lisboa a construção do edifício projectado para a zona entre o Cais de Santa Apolónia e a Doca da Marinha e o respectivo "muro", que integram o complexo do Terminal de Cruzeiros previsto para esta zona.

Com esta moção, aprovada por todas as forças políticas e que contou apenas com as abstenções do PSD, a CML assume pela primeira vez uma posição clara no sentido de rejeitar a construção deste edifício.

A Câmara Municipal de Lisboa exigirá também, de acordo com o texto aprovado, ser envolvida na discussão e aprovação de qualquer projecto para a zona em causa, bem como para toda a frente ribeirinha.

O projecto elaborado para a zona prevê a construção de um edifício entre o Cais de Santa Apolónia e a Doca da Marinha, propondo-se, para o novo terminal de passageiros, a construção de um " muro" de 600 metros de extensão e oito de altura na zona, obra que o vereador sempre criticou, pelo seu impacto visual, por representar um obstáculo no acesso e fruição desta zona e atentar contra o sistema de vistas de e para o Tejo.

No entanto, a consignação da primeira fase da obra foi anunciada em Abril do presente ano, sem que a Câmara Municipal de Lisboa jamais se tivesse pronunciado sobre o projecto em causa, o que apenas será feito agora, através do texto aprovado.

O PSD considerou que esta medida é avulsa, só mostrando disponibilidade para avaliar o plano para a frente ribeirinha no seu conjunto, por isso absteve-se na votação desta moção.

O vereador José Sá Fernandes considera que é necessário acautelar desde já a posição da CML face a esta zona em concreto, e à construção do referido edifício, não obstante toda a discussão que é necessário promover sobre a reabilitação da frente ribeirinha da cidade.

Refira-se ainda que, dado o Movimento "Lisboa com Carmona" ter apresentado uma moção sobre o mesmo assunto nesta sessão da CML, ficou decidido integrar a parte deliberativa dessa moção no texto do vereador José Sá Fernandes.

Desse modo a CML deverá ainda "expressar o profundo desagrado e indignação pelo facto de estar a ser feito um projecto desta envergadura e impacto sem que o município tenda sido ouvido" e também "pela forma de diálogo que a APL tem estabelecido com a CML" (Parte deliberativa da moção do Movimento "Lisboa com Carmona", integrada na moção do Vereador José Sá Fernandes).

Hoje o vereador José Sá Fernandes participará no debate "Construção de um terminal de cruzeiros em Alfama?", promovido pela Associação do Património e da População de Alfama e Forúm Cidadania Lx, no ISPA, pelas 21h. (Veja mais informaçao aqui)

Sem comentários: