terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sá Fernandes propõe 86 quilómetros de percursos ligando espaços verdes na cidade


O vereador lisboeta dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, quer 86 quilómetros de percursos a ligar os espaços verdes da capital até 2009, um plano que apresentou hoje a associações ambientalistas.

De Monsanto ao Parque das Nações, o projecto do Anel da Estrutura Verde pretende mostrar que «as pessoas podem melhorar a sua qualidade de vida» com os espaços verdes que existem em Lisboa mas que não estão ligados, afirmou Sá Fernandes.

«Em 2008 contamos ter tudo estudado e algumas partes do percurso completas», afirmou o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda, afirmando que ligar todos os principais pontos verdes da cidade «custa tanto como fazer um jardim novo».

Além de «corredores verdes» entre os parques e jardins, o projecto pondera também abrir caminhos de ligação entre a malha urbana da cidade: uma das hipóteses prevê uma "rambla" pelo meio da avenida Duque d'Ávila em direcção a Oriente.

Sá Fernandes referiu ainda que há o projecto de fazer uma via para bicicletas ao longo de toda a frente ribeirinha de Lisboa e percursos históricos pelas colinas da Avenida da Liberdade, mas admitiu que não será possível fazer tudo até 2009, quando termina o actual mandato autárquico.

O projecto do Anel Verde implica ligar primeiro Monsanto ao resto da cidade, começando pela Tapada da Ajuda, outro espaço verde que está instalado mas que não tem ligação ao maior parque da cidade.

Sucessivamente, o plano supõe ligações que passarão pela Quinta da Granja, Parque Periférico, Quinta das Conchas, Campo Grande, Campo Pequeno, Vale de Chelas, Olivais, Vale do Silêncio, Parque da Bela Vista até ao Parque das Nações. Outras ligações previstas proporcionariam acesso da Tapada da Ajuda até ao Tejo e a ligação entre as duas metades do Parque da Bela Vista, bem como um acesso.

Sá Fernandes destacou a necessidade de garantir «acesso simples a pé ou de bicicleta» a todas estas áreas da cidade, citando situações como a do Parque da Bela Vista, ao qual os habitantes do outro lado da avenida Gago Coutinho só têm acesso de carro.


2 comentários:

Anónimo disse...

100 comentários...
"O vereador eleito pelo Bloco de Esquerda José Sá Fernandes preferiu abster-se, o que fez com que fosse alvo de duras críticas por parte de Carmona Rodrigues - que alega que Sá Fernandes se manifestou contra o mesmíssimo loteamento em Abril, tal como os próprios socialistas. "Está domesticado", observou Margarida Saavedra, numa referência ao acordo entre o vereador eleito pelo Bloco e a maioria PS. Numa nota enviada à imprensa, o autarca realça que o acordo entre a autarquia e o Sporting "garante a salvaguarda dos espaços verdes e assegura que não existirão aumentos dos índices de construção", justificando a sua abstenção com o facto de não ter sido elaborado um plano de pormenor para o local."

Anónimo disse...

Carmona já demonstrou, que a única coisa que o motiva, não é Lisboa, mas a guerra contra o seu inimigo de estimação, Sá Fernandes.

Se o que foi agora aprovado, era o mesmo que Carmona propôs, então porque é que a Saavedra do PSD votou contra, não era essa a proposta de seu partido ainda há 3 meses....

Se Sá Fernandes era um em dezassete, e pelos vistos, seguindo o raciocinio de Carmona ,era o obstaculo á dita aprovação, então porque é que ele e os outros 15 não votaram a proposta á época, e deixavam o Sá Fernandes sozinho a votar contra.

Em suma tudo muito claro, ou confuso,

Importante é que terão de haver, como Sá Fernandes sempre defendeu, uns hectares para espaços verdes, coisa que Santana e Carmona do PSD ,nunca se preocuparam, assinando de cruz, tudo o que o Sporting pretendia.

Mas enfim o Sá Fernandes continua a incomodar muita gente, e isso tambem é bom , é sinal que não está amordaçado como pretendem os seus adversários.