quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DECO DENUNCIA FALTA DE SEGURANÇA EM LARES DE IDOSOS


«Acima de tudo, urge regulamentar as condições mínimas dos lares existentes, independentemente de terem ou não fins lucrativos, e fazer um levantamento dos problemas para agir

A DECO propôs o encerramento de 4 lares para idosos na zona da Grande Lisboa. A denúncia tem por base um estudo efectuado a partir da visita a 28 lares que esta Associação efectuou em Lisboa e Porto.

Preocupada com os resultados deste estudo, Teresa Belchior, da DECO, afirmou ser «urgente e necessário» a inspecção aos restantes lares Portugueses. Teresa Belchior apontou ainda as principais falhas que foram detectadas, «saídas de emergência fechadas à chave e bloqueadas, caminhos de evacuação com mais de 50 metros, poucas saídas de emergência e algumas muito estreitas.»

«Isto é só uma amostra. Gostaríamos que a tutela nos explicasse que esta amostra foi um azar. Queremos saber o que se passa nos restantes 1472 lares em Portugal», realçou Teresa Belchior, responsável da organização, sugerindo o fecho de quatro instituições em Lisboa: os lares de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Alenquer, da Mansão de Santa Maria de Marvila, da Associação de Serviço Social ASAS e da Confraria de São Vicente de Paulo.

O responsável pela Fundação D. Pedro IV, que gere a Mansão de Marvila, disse que encarou com «perplexidade» as conclusões da DECO, …Já existe «muito trabalho feito» e «provavelmente porque a DECO constatou isso é que nos fez estas duas observações», que «não nos parecem de demasiada importância», comentou Vasco Canto Moniz.

De positivo, regista-se apenas um lar aprovado pela DECO em 28 e também a informação de que a Segurança Social vai avaliar o estudo da DECO sobre lares de idosos.

(contributo do BE/Marvila)

4 comentários:

Carlos Palminha disse...

Sobre este assunto relembro uma série de notícias e factos denunciados:

Junho/2008: Fundação D. Pedro IV põe idosos a trabalhar
Novembro/2007: Joaquina Madeira recomendou a Fundação D. Pedro IV
Agosto/2006: Administração de lar e Governo em guerra
Agosto/2006: Idosos e deficientes vivem num espaço a pedir obras
Agosto 2006: Mansão de Marvila pode ficar sem Herança por ser gerida por privados
Julho/2006: Os problemas da Mansão de Marvila
Maio/2006: Segurança Social Entregou Lar de Idosos a Fundação Cuja Extinção tinha sido proposta pela Inspecção Geral

Anónimo disse...

Hoje, dia 30 de Janeiro de 2009, irá ter lugar o 4.º Congresso Confederação Nacional das Instituições Particulares de Solidariedade Social (CNIS).

Por aquilo que veio a lume nalguns órgãos da Comunicação Social (citando as declarações do presidente da CNIS), as reivindicações que as IPSS pretendem apresentar ao Governo, para estarem à altura (dizem elas) de darem as necessárias respostas sociais ao "tsumani social" sic que varre o País são, financeiramente, avultadas.

Será que foi o Canto Moniz quem elaborou o caderno de encargos?!...

Anónimo disse...

O portal por Marvila juntou-se na denúncia de mais este escândalo social.

Aqui

Anónimo disse...

a entrega da mansão de marvila ao canto moniz foi vergonhosa e só interessou ao Dr.Carlos Andrade ,á Joaquina Madeira e ´Maria de Deus.Uma Vergonhosa negociata.e a S.Social vai nisto.