segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ÚLTIMO CORREEIRO DA RUA DOS CORREEIROS EM RISCO DE DESAPARECER PARA DAR ORIGEM A HOTEL

No prédio junto à extinta Lanalgo, situa-se o último correeiro de Lisboa - a loja Vitorino de Sousa, Lda.. Há 88 anos a funcionar na Rua dos Correeiros, a loja constitui-se como o derradeiro exemplo do comércio tradicional.

Em Dezembro de 2008, a CML aprovou o projecto de arquitectura do pedido de licenciamento de obras de ampliação e alteração de interiores e exteriores dos dois edifícios da Rua de Santa Justa, 42 a 48 e Rua dos Correeiros, 194 a 218. Esta proposta mereceu apenas o voto contra dos eleitos pelo Movimento Cidadãos por Lisboa, PCP e Lisboa com Carmona.

O projecto da unidade hoteleira de quatro estrelas "Hotel Santa Justa" prevê oito pisos com alteração da cobertura. «As paredes interiores de raiz pombalina foram eliminadas e os pisos originais já foram substituídos por lajes aligeiradas» escreve o Diário de Notícias, sendo que o projecto apenas prevê a manutenção das fachadas principais com reposição do desenho dos vãos de origem no piso térreo.

Pela preservação da memória das profissões perdidas pelo tempo, evitanto o seu desaparecimento da última loja que se dedica em exclusivo aos objectos de couro para dar lugar a um hotel, Helena Roseta irá propor a abertura de um processo de classificação como imóvel de interesse municipal, já que a carta de Inventário do Património Municipal, cuja última versão é tão recente, não contempla aquela a única correeiria.

Sem comentários: