quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

EMBAIXADOR DE ISRAEL INCOMODADO COM GEMINAÇÃO DE LISBOA COM GAZA

Segundo a Lusa, o embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, manifestou hoje à Assembleia Municipal de Lisboa a sua «indignação», «surpresa» e «espanto» pela aprovação de uma moção de geminação da capital portuguesa com a cidade de Gaza.

«Foi com surpresa e espanto que tomámos conhecimento do conteúdo da moção aprovada terça-feira por certos partidos que compõem a Assembleia Municipal de Lisboa visando a geminação da cidade de Lisboa com a cidade de Gaza», lê-se numa missiva endereçada à Assembleia Municipal de Lisboa e a que a agência Lusa teve acesso.

É estranha a posição do embaixador de Israel. A moção aprovada pela Assembleia Municipal não recomenda a geminação de Lisboa com qualquer cidade israelita. Que sentido teria o embaixador de Portugal em Israel pronunciar-se sobre uma eventual geminação de Telavive com Madrid, por exemplo?

De facto, o diplomata israelita comporta-se despudoradamente nesta matéria como embaixador de uma potência ocupante. Israel considera que se deve pronunciar sobre as iniciativas que se relacionam com Gaza, como se se tratasse de uma colónia sua. Esse comportamento suscita a maior indignação e reforça o sentido da moção aprovada, livre e democráticamente, pela Assembleia Municipal de Lisboa. Gaza e o povo palestiniano reclamam a nossa solidariedade.

Sem comentários: