terça-feira, 20 de janeiro de 2009

BE PROPÕE A CRIAÇÃO DE GABINETE DE APOIO ÀS POPULAÇÕES

Na sessão de hoje da Assembleia Municipal de Lisboa, o Bloco de Esquerda propõe a constituição de um Gabinete de Apoio e Resposta à Crise, à semelhança da estrturua aprovada no concelho de Portimão a 19 de Dezembro de 2008.
A definição de pobreza como situação de privação por falta de recursos não contempla os novos pobres da actualidade, excluídos socialmente dada a sua inacessibilidade aos diversos sistemas sociais existentes e cujas respostas não respondem às necessidades. Em todas as formas de exclusão social existem factores comuns de vulnerabilidade, como a instabilidade habitacional ou falta de acesso à habitação, emprego precário ou ausência de protecção social, às quais é urgente encontrar uma solução.

É por considerar que a pobreza e as desigualdades sociais devem ser colocadas no centro da política e nas agendas sociais de todos os órgãos instituídos do poder autárquico que o BE apresentou a criação de um Gabinete de Apoio e Resposta à Crise.

Com a finalidade de proceder ao levantamento exaustivo de todas as situações de pobreza, exclusão social, endividamento de famílias e pequenas empresas da cidade, este Gabinete tem ainda a responsabilidade de propor as medidas susceptíveis de minimizar e de facilitar a resolução de tais situações, incluindo o acompanhamento e encaminhamento dos cidadãos para as estruturas de apoio existentes no concelho, na busca de respostas integradas e inclusivas, com vista à autonomização das populações.

Conhece aqui a recomendação do BE.

Sem comentários: