segunda-feira, 7 de julho de 2008

ATÉ QUANDO?

Mais uma vez, um edifício devoluto em Lisboa arde por completo. Desta vez foi em plena Avenida da Liberdade, alvo de todos os apetites imobiliários, a cerca de 50 metros do elevador da Glória.

O interior do edifício do número 23, onde começou o incêndio, ruiu. Os bombeiros não conseguiram evitar que o número 21 também fosse atingido pelo fogo, assim como o número seis da rua da Glória. Às 2 e meia da manhã a situação ainda não estava resolvida.

Esperemos que as autoridades competentes identifiquem as causas do incêndio e que haja responsabilização pelo sucedido. Não é possível continuar a assistir passivamente à ruina de edifícios abandonados que, em muitos casos, apenas aguardam por novas operações de especulação imobiliária.

Este grave acidente (ou não) coloca de novo com toda a premência o problema da Lisboa abandonada que persiste. A questão central da cidade é, de facto, o da reabilitação. Não apenas pelo património que se degrada e entra em ruina, o que já de si seria importante, mas essencialmente porque sem uma política municipal decididamente virada para a reabilitação não será possível inverter a sangria populacional que Lisboa tem vindo a sofrer nas últimas décadas. O incêndio de hoje demonstra que cada dia que passa é sempre um dia dramaticamente perdido para a cidade.

[P]

1 comentário:

Anónimo disse...

Já apareceu nalguns jornais que o incêndio poderá ter sido provocado um toxicodependente. Se o prédio estava emparedado como é que é possível alguém estar lá dentro? Procurem pelos interessados em fazer ali um hotel ou qualquer do género e talvez descubram os responsáveis.