domingo, 6 de julho de 2008

Começou Julgamento Bragaparques






Começou ontem o julgamento do caso da ‘permuta do Parque Mayer'.


Para quem não se lembra:

Santana Lopes, na altura presidente de uma pequena Câmara do país que, soube-se mais tarde, tinha ficado com um passivo gigantesco, concorria por Lisboa.

Começou por uma massiça campanha de outdoors cujo tema era "Lisboa Parada". As fotos eram de trânsito, casas devolutas e uma cena de roubo por esticão...

Depois passou para uma campanha centrada em "ideias arrojadas", entre as quais a do famoso túnel do Marquês ("Aqui vai haver um túnel") e a do "Parque Mayer vai ganhar vida em 9 meses".

O Parque Mayer era propriedade da Bragaparques e Santana decidiu troca-lo pelos terrenos da feira popular.


A CML prescindia de valiosos terrenos que tinha em entrecampos, com acessibilidades estupendas, sem quaisquer constrangimentos construtivos, em troca de um buraco enfiado por detrás da av. da Liberdade, sem grandes possibilidades de construção.

A CML fechou a Feira Popular e para conter o alarido por parte dos feirantes, indemnizou-os com chorudas quantias. Protocolou, também, com a Fundação 'O Século' a atribuição de um subsídio anual como compensação da perda de receitas provenientes da feira; e, finalmente, contratou o mais caro arquitecto do mundo para fazer um projecto para o Parque Mayer.

Passados estes anos todos, o Parque Mayer continua como sempre esteve; o município ficou sem o que provavelmente eram dos seus terrenos mais valiosos; a Feira Popular desapareceu, tal como desapareceram muitos milhões dos cofres da câmara...

Neste processo, Sá Fernandes está a tentar que se retroceda neste negócio.

Se conseguir, obviamente que os milhões gastos não vão ser recuperados... mas o município poderá reaver os terrenos de entrecampos, loteá-los e vende-los a um preço justo.




[B Aranda]

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso foi no mandato anterior. Agora é fecho eclér.