sábado, 16 de fevereiro de 2008

JÚDICE MUDA DE DISCURSO E CHAMA GAROTO A COSTA


José Miguel Júdice está claramente a mudar de trajectória política em relação a António Costa, de quem foi mandatário nas recentes eleições para a CML.

Em artigo no "Público" de ontem, com o título "Políticos ou garotos", o dono do maior escritório de advogados de Lisboa, que conta entre a sua vasta clientela os maiores construtores civis da praça, atirou-se que nem gato a bofe a tudo o que seja clarificação de decisões e de procedimentos administrativos que tenham levantado suspeitas.

A sindicância levada a cabo aos serviços de urbanismo da CML e que detectou ilegalidades, diversas irregularidades, falta de transparência e muitos procedimentos incorrectos, suscita uma duríssima crítica de Júdice, que a procura ridicularizar ao ponto de dizer que "Em Portugal nada parece ser explicável que não seja por corrupção, tráfico (e tráfego...) de influências e favorecimentos".

Esta sindicancia foi assumida pela CML como essencial para combater a promiscuidade entre público e privado no urbanismo, tendo dado origem a mudanças nos cargos dirigentes do urbanismo e a uma proposta de António Costa, aprovada por unanimidade, com várias medidas nessa área, nomeadamente a determinação de nulidade de decisões anteriores relativas a projectos urbanísticos. Agora, vão ser sujeitos a auditoria interna mais 70 projectos que suscitaram dúvidas aos vereadores.

“Se houve actos ilegais, temos que agir em conformidade. Se a senhora magistrada sindicante propõe a declaração de nulidade, nós levamos essa proposta a sério”, declarou então o presidente da CML à imprensa.

Pois foi precisamente contra esta questão tão cara a António Costa que Júdice se manifestou, indignado, no artigo do "Público".

Júdice ataca aquele que tem sido o eixo político mais visível de Costa à frente da CML e, não satisfeito, insinua (em título) que Costa não é um político, mas um garoto porque coloca em causa decisões anteriores da instituição.

É inevitavel considerar que o mandatário Júdice deixou de estar ao lado do presidente Costa.

[P]

2 comentários:

Anónimo disse...

Ja agora podiam copiar o texto integral do Judice, e' que so acesso no Publico esta limitado a assinantes.

Assim como essa bendita "sindicancia". Quando e' que estara' disponivel na Internet?
A sindicancia tem servido de desculpa para um imensidade de decisoes, e continua no "segredo dos deuses" na lideranca da CML. Esta apenas libertou algumas fugas de informacao para a impressa, sem duvida estratagicamente prepositadas, de modo a justificarem a accao politica.

Confesso que tinha alguma esperanca que Antonio Costa pudesse por Lisboa no bom caminho, mas ja' a perdi. Em toda esta historia da "sindicancia" Costa tem mostrado que e' igual ao pior que existe na politica Portuguesa.
PD

Anónimo disse...

Eu não sei é como é que ainda querem meter o Júdice à frente da Frente Ribeirinha. alguém pensa que ele quer ir para lá por serviço público? Só dá para rir.