quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Sem gume no “Lisboagate”

É inconcebível que uma Câmara atribua casas a particulares sem quaisquer critérios conhecidos. Quem diz casas, diz quaisquer outros recursos públicos. Porém, esta parece ter sido a prática, desde sempre, dos vários Executivos municipais de Lisboa. De tal modo que, todos aqueles que usufruíram da benesse e têm sido confrontados com o problema, consideram que tudo está dentro da normalidade. Entende-se. O clima de arbitrariedade na Câmara tem sido quase total.

A queda do anterior Executivo, a meio do mandato, foi uma tentativa de ruptura com estas práticas. Com o importante contributo da sindicância levada a cabo no Urbanismo, o actual Executivo tomou, logo de início, decisões sérias e de bom gume para aumentar a capacidade de controlo e garantir regras claras. Parecia que, finalmente, poderíamos contar com uma vereação disposta a cortar a direito e que não se iria ficar por aqui.

No entanto, a conferência de imprensa do presidente e da vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa sobre o chamado “Lisboagate” foi uma desilusão. E este era um daqueles casos em que se exigia coragem e determinação. Para além da disponibilidade para divulgar a lista dos inquilinos dos 3200 fogos do património disperso da Câmara, nada mais foi adiantado. Apenas justificações e desculpabilizações.

O facto é que este Executivo ficou politicamente fragilizado. Não porque tenha responsabilidades directas na distribuição das casas, obviamente, mas porque não se soube demarcar em absoluto e de forma consequente daqueles procedimentos. A mera, mas urgente aprovação de um regulamento que impusesse critérios e transparência na atribuição de casas, foi considerada uma coisa mais complexa do que a aprovação de uma lei da República!

Repare-se que esta questão dos 3200 fogos é apenas a ponta do iceberg. A administração do restante património habitacional do município, sob gestão da Gebalis (a empresa municipal que gere os bairros sociais da capital), está envolta em suspeições gravíssimas, nomeadamente de entrega de fogos sociais para favorecer e potenciar redes clientelares e sindicatos de voto em lutas intra-partidárias. Que autoridade resta para enfrentar esta vergonha?

A política tem a responsabilidade de agir à frente e tomar as medidas que garantam transparência, equidade e justiça nos procedimentos. Só assim se credibiliza e desta vez perdeu a oportunidade. Perante as notícias do “Lisboagate” e um Executivo que se apresenta publicamente à defesa, o lisboeta comum deverá questionar-se: o gume não estará a embotar?

Pedro Soares escreve no JN à 5ª feira.

17 comentários:

Anónimo disse...

Mas o Sá Fernandes também esteve nessa conferência de imprensa, ou não? Será que foi obrigado? Ou o cavaleiro andande já se rendeu às práticas desses "capitalistas"?

Anónimo disse...

"o gume não estará a embotar"?

Este homem não é de Lisboa! traduz lá isso, pá!

Anónimo disse...

EMBOTAR:
v. tr.,
tornar boto ou rombo;
estragar, tirar o gume a instrumento cortante;

Anónimo disse...

Já se começa a tornar público que o Costa e o Sá Fernandes estão a convidar para encontros privados e jantares no próprio edifício da câmara pessoas destacadas da candidatura do "Zé faz falta".
O Sá Fernandes não tem vergonha na cara e é um traidor a quem o elegeu e lhe pagou a campanha. Diz nas entrevistas que não pensa em eleições mas na verdade não pensa noutra coisa. O Costa é um impostor porque está nos bastidores a tramar quem tem um acordo assinado com ele e em vigor. Podiam ter um pouco mais de pudor.

Anónimo disse...

Eu concordo com o ultimo anonimo e sei que esses convites para jantares são verdade. E estão para muito breve.

Tiago R. disse...

Texto corajoso, tenho de reconhecer.

Espero que o episódio Sá Fernandes que assim tão tristemente termina, tenha ensinado ao Bloco que a escolha do candidato mais mediático e popular, sacrificando a firmeza ideológica e coerência na defesa intransigente de um determinado projecto, é um canto de sereia que pesadamente se faz pagar. E o BE sabe que os lisboetas não vão esquecer este episódio...

Apesar de tudo, mais vale tarde...

Anónimo disse...

Ahahaha... mas desde quando é que o BE teve firmeza ideológica?
Já agora também deviam acrescentar ao pedido de demissões de membros da Câmara um tal de José Bastos que é chefe ou director de um departamento da Câmara e que tb tem uma casa para o seu filhote viver. Ups, pois... ele é do Bloco, por isso é melhor não mexer.(Se calhar é melhor só expulsá-lo do partido).

E também não sei o que é que se passa com este blog. Sugiro que mudem o nome para "Gente de Lisboa que não gosta do Zé", que tal? É que não era tão confuso, ok.

Anónimo disse...

Os serviços secretos informam:

que o Costa e o Sá Fernandes estão a convidar para encontros privados e jantares no próprio edifício da câmara pessoas destacadas da candidatura do "Zé faz falta".

Anónimo disse...

Mais uma vez o bombo da festa é o Sá Fernandes...

Só que quem está com processos na justiça tem nomes, Santana Lopes e Helena Lopes da Costa.

Mas estes dois militantes do PSD, que enquanto estiveram na Camara de Lisboa , fizeram tudo o que lhes apeteceu, não interessa falar.

Até o João Soares já veio dizer que com ele não é nada, é possivel, mas das 3200 casas algumas estão a cair de podres,e de certeza absoluta , que durante os mandatos PS-PCP, tambem houve casos de favorecimento, mas isso tambem não interessa.

Hoje o Jeronimo lança a escada a uma candidatura a Lisboa que abrangesse toda a esquerda , excluindo o PS.

Entende-se o Costa com uma boa campanha , e se tiver um adversario do PSD forte, pode levar muita gente a votar util, e lá estara o lugar do Ruben de Carvalho e da Rita Magrinho em risco.

Mas o que na realidade o Jeronimo quer, é reeditar a aliança PS-PCP, só que não o pode dizer abertamente, e eu não tenho duvidas , que com a forma como o Bloco está a tratar o caso Sá Fernandes, ainda acaba por ingenuidade , de poder perder o vereador, caso não consiga uma candidatura ,muito forte, que certamente não é o sr Pedro Soares que ninguem conhece.

Mas até ás eleições muita coisa pode mudar, e aparecer uma candidatura que englobe o PS-PCP-BE-Roseta.

E sem ser advinho , nem ir a jantares, estou certo que essa acabará por ser a solução , por muito que desagrade aos inimigos do Sá Fernandes, e a certos sectores mais sectarios do BE.

Anónimo disse...

Até que enfim que alguém põe os pontos nos is. Muito bem Pedro Soares!

Anónimo disse...

Mil vezes antes um qualquer candidato do Bloco do que o Zé. Alguém conhecia o Zé antes do Bloco o promover?

Anónimo disse...

Estão a desviar-se... A Sra. Vereadora a pagar 150 euros por um T1 na Rua do Salitre? Já nem um simples quarto se consegue por esse preço em qualquer zona de Lisboa. Que apurem as responsabilidades e os seus autores sejam punidos.
Eu pelo meio... também quero uma casa (um T3 por causa dos filhos) da câmara, num sítio chique (nada de bairros sociais), porque já não sei o que hei-de fazer para pagar a casa ao banco (euribor sobe, sobe!!!), alimentação, propinas, gasolinas, creche (porque no Estado não consigo!). Pode ser na Quinta do Lambert. Por 151 euros...

Anónimo disse...

Anonimo há 2O anos que o Sá Fernandes defende causas não só em Lisboa, mas por todo o país.

Lembre-se do Metro do Terreiro do Paço ou do elevador do Castelo.

O Sá Fernandes é um cidadão INTEGRO, que teve a coragem de levar a tribunal um corruptor, isso gerou-lhe uma onda de inimigos.

A sua coragem , a sua forma de defender aquilo em que acreditava , foram os motivos que levaram o Bloco a convidá-lo , para encabeçar uma lista unitaria para Lisboa, experiência que se repetiu.

Divergências mal sanadas, pressões de alguns sectores do BE mais sectarios, uma entrevista e algumas declarações menos felizes do Louçã,somadas a algumas atitudes menos correctas do Sá Fernandes, levaram a uma situação de desentendimento entre o BE e Sá Fernandes.

Mas até agora, ninguem teve a coragem de publicamente assumir esssa ruptura, e porquê?

Porque um largo sector do BE continua a achar que o Sá Fernandes, apesar de alguns erros, fruto de uma certa ingenuidade politica,e de uma aparente proximidade a posições do Costa, continua no essencial a ser independente, e a lutar pelo programa que assinou com o Bloco há dois anos, e que foi a base em seis pontos, do acordo firmado, e que é publico, entre o BE e o PS na Camara de Lisboa.

Este assunto das casas, o caso da Gebalis, irá fazer correr muita tinta e rolar cabeças, mas o Sá Fernandes NUNCA foi acusado de receber qualquer favor, e deveriamos estar a discutir é o Santana Lopes, a Helena Costa, já agora a Eduarda Napoleão, o Carmona Rodrigues, o Pedro Feist, e todos aqueles, incluindo a aliança PS-PCP que governou a Camara durante um decada, e permitiu , que muitas situações que vinham do tempo do Abecassis se mantivessem.

Mas em vez de se discutir o essencial , o importante é atacar o Sá Fernandes.

Ingenuos, não percebem que com este tipo de campanha, só favorecem aqueles que apoiantes do Bloco, continuam a achar que o Sá Fernandes é a única alternativa com credibilidade, para o Bloco apresentar em Lisboa nas proximas autarquicas.

E já só falta um ano.

Anónimo disse...

Anónimo ingénuo é você. Ainda não percebeu que o Zé é candidato do PS? Tá na cara! Não acho bem que o ataquem mas estar com esse tipo de conversa é já estar a promover a lista do Costa. Vai uma aposta?

Anónimo disse...

O Zé, cidadão integro? Continuo a achar que esta história da BragaParques foi armada pelos manos Sá Fernandes... Defensor de quê? O tunel está construído (e bem, a meu ver), mesmo contra o Sá

Anónimo disse...

Esta história da BragaParques foi armada pelos manos Sá Fernandes?
Pois, pois e que tal canonizarmos o Domingos Névoa?Tenha juízo...
Triste país em que alguém denuncia a corrupção e ainda é mail visto.....
depois queixem-se...

Anónimo disse...

O Tunel está acabado.....

Só se fôr na sua imaginação, ou então desconhece totalmete a cidade de Lisboa.

Vá Av Antonio Augusto Aguiar, junto á Fontes Pereira de Melo, e veja uma saida do Tunel, que é um monte de entulho.

E se tiver dois dedos de testa, pergunte-se porquê?

Porque o Metro não autoriza abertura dessa zona do Tunel, para não pÕr em PERIGO A VIDA DOS UTENTES DO METRO.

Em suma temos um tunel INACABADO, dois IRRESPONSAVEIS, Carmona Rodrigues e Santana Lopes, que lançaram uma obra , sem sequer precaverem as condições minimas de segurança.

E é este Santana que o PSD quer apresentar como alternativa a Lisboa, faz bem , se a Justiça funcionar entretanto, talvez ele faça campanha nos bancos do TRIBUNAL DO MONSANTO.