sábado, 18 de outubro de 2008

CHUVA CAUSA O CAOS EM LISBOA

Sete Rios, Praça de Espanha, Avenida 5 de Outubro, Alvalade e Avenida de Roma foram as zonas da cidade mais afectadas pelas chuvas registadas esta tarde, com especiais consequências nos túneis do Campo Grande, Avenida João XXI e Avenida Estados Unidos da América que chegaram mesmo a ficar inundados.

Em frente ao Hospital de Santa Maria, o alcatrão das duas faixas centrais da Avenida Egas Moniz levantou, noutras artérias da cidade carros parados dentro de profundas poças de água, inundação de uma estação de metro e algumas lojas e cafés alagados são episódios da tarde caótica desenhada hoje em Lisboa.

Os problemas de escoamento são um clássico das épocas de chuva, carecendo há muito de uma solução. A CML recebe inúmeras reclamações de munícipes a solicitar a limpeza das sarjetas e o corte de raízes de árvores que as entopem, assim como as areias e o lixo que se acumula.

Além destes trabalhos de manutenção e limpeza das sarjetas, é necessária a constituição de um sistema natural de águas pluviais e de ligação entre as águas vindas do interior e o rio; abrir canais nos aterros, perpendiculares à margem do Tejo; reter, em bacias ou canais de retenção, a água da chuva das linhas de água que desembocam na margem, permitindo apenas o seu escoamento durante a baixa-mar; e criar uma nova ribeira, e respectivas bacias de retenção, que evitará as cheias em Alcântara e na Avenida de Ceuta.

Estas são as medidas previstas no Programa Lisboa é Gente e que se espera que venham a ser desenvolvidas nos próximos tempos, em estreita relação com o Plano Verde.

aqui um vídeo sobre os acontecimentos de hoje.

[AS]

1 comentário:

Anónimo disse...

Para rever os principais programas da TV e rádio aconselho a visita a este site:

http://tinyurl.com/programas

Directório de Programas de TV e Rádio na Internet de Portugal

E ainda os principais canais de notícias internacionais:
CNN, Sky News, BBC World, France 24, Rai 24 horas, Euronews