quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PS RECUSA ESTABELECIMENTO DE PRAZO PARA A RECUPERAÇÃO DO CONSERVATÓRIO NACIONAL

A 8 de Outubro de 2008, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um projecto de resolução para a urgente reabilitação do Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa e a classificação do seu edifício como património artístico ou cultural.

Inaugurado em 1881 e apesar desta estrutura contemplar frescos de José Malhoa no seu tecto, o Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa carece de obras de manutenção há mais de 60 anos, apresentando actualmente elevado grau de degradação, do que as estacas a sustentar o balcão são um exemplo flagrante.

Segundo a Lusa, o PS afirmou que «a recuperação do Conservatório Nacional será "elencada na próxima priorização" de obras da Parque Escolar», porém recusou-se a avançar qualquer data para a sua concretização. A reabilitação deste importante património fica adiada, no mínimo, até 2010, já que tal projecto não consta nas prioridades governativas calendarizadas e o Orçamento de Estado para 2009 não contempla verbas para as obras essenciais do edifício sito na Rua dos Caetanos, ao Bairro Alto.

Entretanto, o património vai-se degradando, escondido sobre a priorização geral das escolas secundárias por parte da Parque Escolar, descurando, continuamente, o ensino artístico e, acima de tudo, sem ter em conta a urgência da requalificação do Conservatório Nacional.

Amanhã, a Associação de Amigos Escola de Música do Conservatório Nacional promove um concerto... em busca de um salão perdido.

[AS]

Sem comentários: