quarta-feira, 8 de outubro de 2008

SÁ FERNANDES MANDA RETIRAR CARTAZ XENÓFOBO DO PNR

Na passada semana, o Partido Nacional Renovador (PNR) decidiu colocar um outdoor de conteúdo xenófobo na Praça de Entrecampos. A prática de colocação de cartazes de cariz racista e atentatório de valores fundamentais em grandes praças da cidade já não constitui novidade por parte do PNR, basta lembrar o painel aplicado há um ano e meio no Marquês de Pombal, que até mereceu um painel humorístico de resposta por parte dos Gato Fedorento.

À data, o Vereador responsável, António Prôa, revelou uma mediocridade política sem igual ao não desenvolver qualquer iniciativa política de repúdio à mensagem contida no placar do PNR, socorrendo-se de um paupérrimo legalismo do cumprimento do Regulamento de Publicidade por parte daquele partido.

Neste sentido, José Sá Fernandes solicitou àquele partido que removesse o cartaz por sua iniciativa, sob pena dos serviços da edilidade o fazerem findo o prazo estipulado. Esta decisão foi ainda justificada ao Procurador-Geral da República, através da apresentação de uma participação, onde o Vereador reclama que a mensagem contida no cartaz daquele partido da extrema-direita viola valores constitucionais como o principio da igualdade e da dignidade social.

Ao contrário do Vereador social-democrata, José Sá Fernandes agiu em conformidade com o que considera inaceitável numa cidade cosmopolita. Uma Câmara Municipal que celebrou Lisboa como cidade da Tolerância, no passado mês de Março, através da inauguração do mural no Largo de São Domingos, não pode ficar indiferente ao ataque de valores, direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, consubstanciado pelo conteúdo do cartaz do PNR.

Conhece a notícia do Esquerda onde se revela que o cartaz do PNR foi plagiado de um partido suíço de extrema-direita.

[AS]

3 comentários:

NC disse...

http://caldeiradadeneutroes.blogspot.com/2008/10/limpeza-comeou.html

Anónimo disse...

Os senhores não percebem que quanto mais se fala, mais conhecidos se tornam e mais consciências se levantam?
Perceberam o que quiz dizer?

Mosca disse...

Pois eu acho que quanto mais se fala, mais escandalizadas ficam as pessoas com tanta estupidez em maldade sem fundamento... Quantos mais cartazes deste género o PNR colocar, mais se enterram em termos de opinião pública...