domingo, 19 de outubro de 2008

Munícipes vão poder circular de bicicleta em Lisboa com toda a segurança

Os cursos de condução de bicicleta em meio urbano, promovidos pelo Pelouro do Ambiente e Espaços Verdes da CML, começaram este sábado, 18 de Outubro, no Parque da Quinta das Conchas no Lumiar, e contaram com a presença do Vereador José Sá Fernandes.
Esta medida insere-se num conjunto de medidas a implementar no âmbito da mobilidade sustentável, que incluem a criação de um total de 80 kms de vias cicláveis até 2009, zonas da cidade onde serão implmentadas medidas de acalmia de tráfego para criar maior harmonia entre as bicicletas e os automóveis, e um sistema de bicicletas de uso partilhado, a implementar no próximo.
Circular de bicicleta é uma opção que não polui e é saudável para todos os utilizadores, mas para que os munícipes possam estar aptos a circular de bicicleta no meio da cidade e em segurança, é-lhes agora dada a possibilidade de frequentarem cursos específicos, permitindo-lhes aceder, quer a um nível básico de aprendizagem, quer a um nível mais avançado, de condução em estrada. O objectivo dos cursos é preparar os formandos para a utilização da bicicleta no quotidiano da cidade de Lisboa, com condições de segurança.
Os cursos são organizados pelas Divisão de Educação e Sensibilização Ambiental da CML, em colaboração com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, e destinam-se a munícipes de Lisboa com idade superior a 14 anos.
Estão contemplados nestes cursos três níveis distintos de aprendizagem: o nível 1 destina-se a quem queira aprender a andar de bicicleta num ambiente sem trânsito; o nível 2 para quem sabe andar de bicicleta mas precisa de aprender a andar na via pública; e o nível 3 para quem anda regularmente de bicicleta mas quer ganhar mais confiança na utilização de estradas com mais trânsito e em situações complexas.
Nesta primeira fase os cursos serão ministrados entre 18 de Outubro a 13 de Dezembro de 2008, e incluem 8 horas por nível de aprendizagem, que são variáveis em função da evolução do participante.
O horário e locais dos cursos são os seguintes: Parque Desportivo Municipal de S. João de Brito na Av. do Brasil, de 2ª a 6ª feira entre as 10h e as 12h e entre as 15h e as 17h; Quinta das Conchas no Lumiar aos sábados entre as 10h e as 12h e entre as 15h e as 17h.
Será realizada uma avaliação prévia dos conhecimentos dos participantes, para frequência do nível adequado. Serão também dadas aulas práticas de mecânica em todos os níveis do curso. No final de cada nível será entregue um certificado de participação aos alunos.
Será disponibilizado a todos os participantes o equipamento necessário (bicicleta, capacete, mochila e reflectores), mas os inscritos também poderão utilizar o seu próprio equipamento.
Encontram-se inscritos nos cursos cerca de 50 participantes, mas as inscrições ainda estão abertas.As inscrições podem efectuar-se no Espaço Monsanto, Estrada do Barcal – Monte das Perdizes através do Tel. 218 170 200 / 201 - Fax. 218 170 245 / 246 ou pelo E-mail: desa@cm-lisboa.pt. Mais informação em: www.cm-lisboa.pt/monsanto.


Veja aqui a peça da abertura dos cursos da RTP e a notícia do JN

4 comentários:

RH disse...

mais informações sobre cursos de condução de bicicleta

http://www.cenasapedal.com/

Ricardo Sobral disse...

Boa tarde,

sou o autor da imagem fotográfica que foi usada neste post. A imagem encontra-se protegida por uma licença Creative Commons que permite "copiar, distribuir, exibir e executar a obra" e ainda "criar obras derivadas" desde que seja dado crédito ao autor original, neste caso sob a forma de uma referência ao nome do autor (eu próprio) ou ao site de onde foi retirada esta imagem. Mais esclarecimentos sobre esta licença Creative Commons poderão ser consultados aqui: http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/pt/

Agradeço a vossa atenção e, se for do vosso interesse, que adicionem um link para o "Bicicleta na Cidade" (http://bicicletanacidade.blogspot.com/)

Cumprimentos,

Ricardo Sobral

Anónimo disse...

Os cursos são positivos, falta é tudo o resto e sinceramente, pelo que tenho visto, acredito muito pouco nos resultados das promessas constantemente feitas assim como pouco acredito que exista de facto a intenção de encarar a bicicleta com o uma opção valida de transporte alternativo em Lisboa e não apenas como transporte de lazer,oxalá me engane.
AML

Anónimo disse...

Ricardo Sobral, o seu a seu dono. Os créditos da foto já foram colocados. É com todo o interesse que fiquei a conhecer o http://bicicletanacidade.blogspot.com/.
Até breve.