sexta-feira, 28 de março de 2008

O senhor Frente Ribeirinha


O Sol on-line refere que, em conferência de imprensa, José Miguel Júdice acaba de se proclamar o senhor Frente Ribeirinha de Lisboa, com o beneplácito anunciado de Sócrates e de Costa.

A notícia diz que José Miguel Júdice esperou um ano depois de ter sido convidado pelo primeiro-ministro para liderar a requalificação da frente ribeirinha de Lisboa e, um ano depois, fartou-se de esperar e confrontou Sócrates com a vontade de sair. Perante isto, Sócrates prometeu-lhe que a 15 de Abril ele, Júdice, tomaria conta da sociedade que irá tratar da requalificação urbana das zonas entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré e a de Belém-Ajuda, ficando sem se saber o que acontecerá para a zona de Pedrouços.


Ou seja, perante a falta de certezas sobre a sua nomeação, Júdice encosta Sócrates às cordas e desafia-o: ou agora ou nunca.

De forma incrível, o dono da maior sociedade de advogados de Lisboa que tem como clientes os maiores empreiteiros da construção civil, não se fica pelo desafio ao primeiro-ministro e encosta Cavaco Silva à parede, afirmando que a não promulgação pelo PR do diploma que permitiria a passagem dos terrenos não portuários da Administração do Porto de Lisboa (APL) para a Câmara «é irrelevante» e garante: «O Sr. Presidente da República não vai pôr entraves [à conclusão do projecto] e se os puser eu deixarei a sociedade». Inacreditável!

Todos percebemos que Sócrates quer contar com Júdice para as próximas legislativas, como forma de ir "ás compras" para os lados da direita. O que se torna lamentável é que Lisboa e a frente ribeirinha fiquem sujeitas a estes jogos de mero interesse partidário. Resta saber quais são os reais interesses de Júdice nesta operação...

Fica-nos uma consolação: o nome de Júdice terá ainda de ser aprovado pela vereação da Câmara de Lisboa, condição que o próprio considera «indispensável». Pois bem, vamos lá ver quem é que está disposto a viabilizar esta operação pró-maioria absoluta do PS nas legislativas.


Pedro Soares

7 comentários:

Anónimo disse...

Se chumbaram as ventoinhas do Sá também deviam rejeitar este senhor... e que senhor!

Anónimo disse...

Pelas declarações dos partidos na campanha, o nome do Júdice só pode ser chumbado.

Fui pesquizar na net e vi isto na rádio renascensa em 10/7 do ano passado:

Fernando Negrão, cabeça-de-lista do PSD, considera pouco ética esta cumulação de funções por parte do mandatário da campanha do PS e fala numa coincidência muito estranha.

A candidata independente Helena Roseta diz que Júdice está numa situação de incompatibilidade e acusa António Costa de ter ocultado este convite que, em seu entender, esteve na base da escolha do advogado para mandatário da campanha socialista.

O candidato do CDS, Telmo Correia, diz estar perante mais um tique da arrogância socialista e acusa a equipa de António Costa de ser uma coligação de cargos.

José Sá Fernandes também já comentou a notícia do convite dirigido a Júdice, que apelida de advogado dos construtores/especuladores da cidade.O candidato do Bloco de Esquerda diz que o PS se prepara para vender a frente ribeirinha aos interesses imobiliários e que a lista de António Costa parece uma “task force” para encher de betão a margem do Tejo.

Anónimo disse...

Palavras para quê? É um artista português... que usa a sua influência para alcançar os seus interesses. O que não deixa de ser normal. O que é triste é serem as entidades públicas a fazerem esse frete.

Anónimo disse...

Não tenham dúvidas, o PSD e Carmona acabaram por votar a nomeação, a par do PS.

José Miguel Judice sabe muito, e esta gente não se atreve a afrontá-lo abertamente.

Oposição só do Sá Fernandes, dos eleitos da Roseta, e possivelmente do PCP, mas aqui tenho dúvidas...

O PCP há muito que perdeu a vergonha, e a santa aliança, PCP-PSD-Carmona, tem funcionado ás mil maravilhas, na Camara de Lisboa, e respectivas freguesias....

Anónimo disse...

Meus caros

Sou um assíduo leitor do Gente de Lisboa e ESTOU MUITO DESILUDIDO...

Vi com muita apreensão a "ASNEIRADA" do José Sá Fernandes que na última quarta-feira "forçou" a aprovação de um projecto - algo "tonto" e com alguns laivos de propaganda - de colocar ventoinhas eólicas sem nenhuma rentabilidade energética pela cidade de Lisboa...

Mas o que me surpreende mesmo é... dois dias depois neste blog nem vir uma única palavra sobre o assunto!!!!

1) Será que é porque ainda não tiveram tempo? (...duvido!!! e garanto que estive dois dias a remoer este comentário para vos dar tempo de argumentar...)

2) Será que é porque não têm argumentos? (...começo a achar pelo silêncio... que sim!!!)

Parece-me inqualificável esta atitude de ASSOBIAR PARA O LADO e não falar sobre o assunto...

Sei que o caso Júdice/Frente Ribeirinha é importante...mas usá-lo para mudar de assunto, também não!!!!

Shame on you!

Anónimo disse...

Projecto algo tonto....

Porquê? é errado fazer acções, que sirvam para esclarecer sobre as energias alterenativas.

Esta WIND PARADE, tão criticada, não é mais que isso...

E quais as criticas....

Impacto visual, então exijam que aquela bandeira ENORME que o Santana pôs no cimo do Parque, que mais não foi (é) que puro nacionalismo pacóvio...seja retirada.

Defesa dos morcegos, como defende o PCP, interessante, o PCP a defender morcegos.....


De resto não percebo todo este reboliço...

Há pois.... é uma proposta do Sá Fernandes.... então bota abaixo....

Anónimo disse...

Caro anónimo de Domingo..

Não é preciso dramatizar tanto! São 6 a 15 micro-eólicas que se querem meter temporáriamente na cidade numa iniciativa de sensiblização ambiental

Inqualificável? Projecto tonto?

Não... Tonto é votar contra uma boa proposta só porque ela é do Bloco. Tonto é tentar fazer das ventoinhas um vendaval maior do que alguma vez se fez com qualquer um dos escÂndalos do Santana e do Carmona.

De qualquer forma, já escrevi 2 artigos de opinião sobre o assunto. Noutro lado.

Veja:

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6079&Itemid=67

e

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=6194&Itemid=130