quinta-feira, 6 de março de 2008

Há uma outra "Europa do Sul"

O jornal "A Bola" refere, hoje, a entrada de Benfica e Sporting nos oitavos-de-final da Taça UEFA, depois de ontem o F.C. Porto ter sido eliminado da LIga dos Campeões pelo Schalke. «A Europa do Sul» foi o título escolhido pelo diário, que acrescenta: «Esperanças portuguesas depositadas nos grandes de Lisboa».

É claro que, como lisboetas, a caminhada do SLB e do SCP na UEFA nos enche de contentamento futebolístico e só podemos desejar os maiores êxitos a ambos nos jogos para os quartos-de-final.

No entanto, a referência de "A Bola" suscita-nos a reflexão de que Lisboa não é apenas a "Europa do sul"das vitórias ou da região mais rica do país, onde se gera 36% do PIB nacional e o PIB per capita é o mais elevado.

Conforme refere o recentemente divulgado Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa, Lisboa é uma cidade de contrastes muito vincados, com preocupantes indicadores de pobreza, analfabetismo, abandono escolar, desemprego, falta de condições de habitação e de vida em geral que afectam milhares de famílias. E este é o outro lado da "Europa do sul" que precisa de continuar a mobilizar toda a nossa atençaõ.

[P]


Sem comentários: