domingo, 2 de março de 2008

Bloco de Esquerda não fará coligações com PS nas autárquicas

O Público on-line refere-se hoje à entrevista de Louçã á TSF, mas titula a notícia de forma errónea. De facto o Bloco não participou em qualquer coligação com o PS, razão pela qual nunca poderá "repeti-la" em 2009.

O Bloco de Esquerda está indisponível para fazer coligações com o PS nas autárquicas, nomeadamente em Lisboa, disse o líder do partido, Francisco Louçã. O Público cita: "A pergunta é concreta e a resposta é concreta: não! Não será. Nós não faremos coligação com o PS nas autárquicas em 2009", disse o fundador do Bloco de Esquerda (BE), entrevistado pelo Diário de Notícias e rádio TSF."Por uma razão muito evidente, é porque os nossos projectos políticos, nas legislativas, nas autárquicas e, enfim, na condução da política do país, estão em confronto", acrescentou.

O líder bloquista explicou que em 2007 o vereador do BE em Lisboa, Sá Fernandes, fez um acordo com os socialistas sobre seis pontos concretos, incluindo sobre o já aprovado Plano Verde, porque houve "uma condição única e irrepetível, que era a da desagregação da política da câmara, em que era preciso salvar a câmara municipal com medidas de emergência imediatas". "Uma câmara municipal não trata da política do emprego, da política da qualificação, das reformas, das grandes opções governamentais e nessas é onde se consolida toda a nossa divergência com o PS", afirmou.

5 comentários:

Tiago R. disse...

Só para completar a notícia:

"Em declarações à RTPN, o vereador eleito pelo Bloco de Esquerda afirmou, por sua vez, que, a ano e meio das eleições autárquicas, ainda é cedo para abordar o dossier da coligação.

Embora garanta estar “em sintonia” com Louçã, José Sá Fernandes não deixa de considerar Lisboa um caso “em aberto”.

“Eu sei que é intenção do Bloco de Esquerda continuar uma luta, com a qual estou de acordo, em relação às legislativas. Em relação às autárquicas não há coligações com ninguém, mas eu julgo que Lisboa, como já foi um caso excepcional, está em aberto”, sustentou o vereador à RTPN.

“Porque se as coisas continuarem a correr bem, com o grau de exigência e da forma como têm corrido até hoje, no próximo ano e meio, acho que se deve ponderar essa situação na altura”, insistiu Sá Fernandes.

“Fizemos um acordo com o PS para gerir a cidade, a pensar nos lisboetas, e acho que daqui a ano e meio vamos ponderar exactamente isso”."

Anónimo disse...

Pois, parece que ninguém no Bloco ouviu o Sá Fernandes. Bem, na verdade há quem tenha ouvido: www.lutasocialista.org

Anónimo disse...

Não há divergências, há sim diferenças PONTUAIS de opinião.

A politica defendida por Sá Fernandes na Camara de Lisboa, é a mesma que o Bloco defende.

Plano verde, reestruturação das empresas municipais, soluções JUSTAS para os avençados, combate á corrupção, defesa de um Urbanismo para Lisboa com regras claras, combate á desertificação do centro historico, uma nova politica de transportes, condicionantes ao transporte privado na cidade, etc etc etc.

Se nisto estão de acordo, o resto é uma questão meramente tatica, que só tem alguma relevância porque o acordo post-eleitoral de Lisboa causou ( causa) engulhos a muita gente.

Anónimo disse...

ouçam lá... vocês não batem bem da bola, pois não?

ou eu estou maluco... ou vocês aí no BE de Lisboa são esquizofrénicos!!!

então o Zé não está no Executivo?
então o Zé não tem um Pelouro?
então o Zé não está de acordo e vota sempre com o António Costa?
então o Zé não anda inaugurar jardins no Bairro Alto e a propor "pontes" para o Rock in Rio?

oh, meus amigos!!!! vocês acham que o pessoal anda a dormir?

então se isto não é uma COLIGAÇÃO, digam lá o que é?

Anónimo disse...

José Sá Fernandes ao CM http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=280995&idselect=229&idCanal=229&p=200

Correio da Manhã – Como é que está a correr o acordo com o PS?

José Sá Fernandes – Está a correr bem. O acordo assentava em seis pontos, que estão todos em grande avanço, como o Plano Verde e outros.

- Se está tudo a correr bem é natural que se repita nas eleições de 2009. Ou não? Esta dúvida está a deixar muita gente perplexa.

- Eu vou deixar as pessoas completamente perplexas. Eu consigo pensar que tenho de trabalhar este ano, ser exigente no cumprimento do acordo, ser leal com quem faço acordos. E fiz acordos com várias entidades. Fiz acordo com o Bloco de Esquerda, fiz com o PS nestes seis pontos, com os independentes que me apoiam, como o Gonçalo Ribeiro Teles, António Barreto e outros.

Voltando ao futuro do acordo com o PS. Se está tudo a funcionar bem com o PS como é que Francisco Louça, líder do Bloco de Esquerda, vem dizer que não haverá novo acordo em 2009?

- Se ler a entrevista que a Ana drago deu esta semana vê que ela não diz isso. Daqui a um ano e tal podemos ver o que é que se passa. É essa a minha opinião.

- Há posições diferentes no Bloco sobre essa matéria?

- Não sei se há posições diferentes. Eu sei o que é que combinei com o Francisco Louça. E foi tudo muito claro. Trabalhar durante este ano e meio para Lisboa e por Lisboa. O único interesse. O meu cartaz dizia que era esse o único interesse. Daqui a um ano logo se vê o que é que é melhor para Lisboa. Não é o que é melhor para o PS, para o Bloco de Esquerda. É o que é melhor para Lisboa.