quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

FINALMENTE APROVADO MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DA INTOLERÂNCIA




A Câmara Municipal de Lisboa, na reunião de ontem, aprovou por unanimidade a instalação de um memorial a todas as vítimas da intolerância, assinalando o terrível massacre dos judeus na cidade de Lisboa, em 1506.

O memorial ficará localizado no Largo de S. Domingos, onde há cerca de 500 anos teve início o progrom de Lisboa, durante o reinado de D. Manuel I. No seguimento deste massacre, do clima de crescente anti-semitismo e do estabelecimento da Inquisição (o tribunal da Inquisição entrou em funcionamento em 1540 e perdurou até 1821), muitas famílias judaicas tiveram de fugir do país. A intolerância e o obscurantismo terão estado na origem do atraso que os povos ibéricos sofreram nos últimos séculos.

O memorial será inaugurado no próximo dia 19 de Abril e constituirá um sinal afirmativo de Lisboa como cidade cosmopolita, multiétnica e multicultural.

[P]

6 comentários:

Anónimo disse...

O Bloco trabalhou bem. Parabéns e obrigado!

Anónimo disse...

O Ariel Sharon e a malta do Likud agradecem!

Anónimo disse...

O anónimo anterior deve ser daquela categoria dos que acham que o holocausto foi uma fantasia e não há racismo, nem intolerância.

Anónimo disse...

Que eu saiba, as vítimas da intolerância neste país não foram só os judeus... e os pretos, os muçulmanos, os ciganos, os anti-fascistas, etc.?

Anónimo disse...

E se só tivessem sido os judeus?! Não achas que foi um massacre hediondo?!!! Assassinar milhares de pessoas, seja lá qual for a raça ou credo delas, pode ser substimado?!!!
Apoio a iniciativa da Câmara e o Bloco surpreendeu-me pela positiva.

Anónimo disse...

Defender o direito á Palestina livre, não implica que nós enquanto povo hão repudiemos, actos tão vis como este massacre.

Dito isto, o que espero é que isto não sirva, para justificar os crimes dos sionista de Israel.

E para quando uma lapide de repudio pela escravatura que os portugueses durante séculos promoveram....