quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

PORTA 65 FECHADA MARCA PROTESTO PARA 9 E 10 DE FEVEREIRO


Terminou na passada quinta-feira a primeira fase das candidaturas ao Porta 65 Jovem e o resultado vem dar razão aos críticos do programa. Dos 20 mil candidatos esperados pelo governo, só apareceram 3561 candidatos. Elucidativo!

O resultado das candidaturas fica muito aquém do esperado pelo governo: cerca de um sexto da expectativa apresentada publicamente. E a grande inovação do novo regime, a possibilidade de coabitação entre várias pessoas, só atraiu 94 candidatos. De notar que cerca de metade das candidaturas já estavam abrangidas pelo sistema anterior, o Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ). A mudança para o novo sistema Porta 65 foi alvo de fortes críticas, sobretudo pelo facto do valor, fixado pelo governo, das casas a arrendar pelos jovens subsidiados estarem muito abaixo dos preços do mercado imobiliário.

Por exemplo, na Grande Lisboa, para receber apoio o jovem só pode alugar um T0 ou T1 se o valor máximo for 340 euros, enquanto para os apartamentos T4 ou T5 são admitidas rendas máximas de 680 euros. Este cálculo é ainda combinado com o rendimento do candidato ao subsídio, sendo muitos os casos em que, na opinião do governo, o jovem não ganha o suficiente para arrendar casa com apoio do Estado."Quando dissemos que esperávamos cerca de 20 mil candidaturas baseámo-nos no número de jovens apoiados no antigo Incentivo ao Arrendamento Jovem (IAJ) e, como se sabe, em muitos destes casos acabou por se perceber que havia irregularidades", disse Nuno Vasconcelos, presidente do Instituto de Habitação (IHRU). Esclarecedor!

O movimento Porta 65 Fechada decidiu fazer a 9 e 10 de Fevereiro um fim-de-semana de contestação nacional às novas regras de atribuição de subsídios ao arrendamento de casas por jovens. A decisão foi tomada sábado, durante uma reunião em que participaram duas dezenas e meia de representantes de Lisboa e Porto, disse João Cleto, porta-voz do movimento, à agência Lusa.

Lisboa, como cidade, só tem a perder com esta Porta 65 engendrada pelo PS. Cada vez mais a cidade se vai fechando aos mais jovens...

Sem comentários: