segunda-feira, 9 de julho de 2007

Ainda sobre a Comunicação Social


Muito tenho falado sobre a campanha e a comunicação social.

Vale a pena, neste âmbito, conhecer o estudo elaborado pela Manchete, empresa de gestão de informação do Grupo Novabase, que avaliou a expressão mediática dos candidatos às eleições de Lisboa, no período entre 16 e 30 de Junho:

António Costa: 319 notícias
Fernando Negrão: 197 notícias
Carmona Rodrigues: 154 notícias
Telmo Correia: com 142 notícias
Helena Roseta: 125 notícias
José Sá Fernandes: 102 notícias
Ruben de Carvalho: 99 notícias

Por um lado é impressionante a disparidade entre o número de notícias dos vários candidatos

Por outro lado é impressionante como é que Carmona Rodrigues e a sua "lista pulseira electrónica", conseguem obter tanta credibilidade junto aos srs. jornalistas.

Finalmente é impressionante ver como é que o CDS/PP consegue sempre tanto tempo na comunicação social e está-se sempre a queixar... Ainda agora, no debate da RTP, Telmo Correia foi a pessoa que mais falou e já está zangado com a entrevistadora por não lhe ter dado agora a palavra.

[BA]

4 comentários:

Tiago Pinto disse...

Em 1º lugar não percebo como é que de um número global de notícias publicadas se tira a ilacção de que determinado candidato tem, unicamente, notícias positivas;
Em 2º lugar os lisboetas e os portugueses não são tão estúpidos quanto alguns pseudo intelectuais pensam: o Carmona pode ter pouca credibilidade, no entanto, uma pessoa que mete 14 processos contra a Câmara e não se vê fundamento em nenhum (já que foram arquivados) não pode ter muita mais...
Em 3º se todos os candidatos tivessem o mesmo tempo de antena seria democrático,? imagino o lider do PNR e do MRPP terem tanto tempo como o António Costa e o Carmona, para quê? Quantos telejornais seriam necesários?
Em 4º lugar quero destacar que o Zé é igual a todos os outros no entanto, auto intitula-se coerente, verdadeiro e honesto mas esquece-se de dizer que colocou 11 assessores na Câmara mesmo sendo um vereador sem pelouro...
Da direita - ou de alguma direita - já nada se espera, mas pior é quando criámos expectativas em relação a pessoas e partidos que se dizem de esquerda e depois é o que se vê...

a.pacheco disse...

Tiago Pinto, as suas expectativas não podem ter saido desfraudadas, o José Sá Fernandes, cumpriu.

Quanto á casssete dos assessores, olhe amigo á falta de argumentos politicos, noticias do Correio da Manhã.

Na falta de uma analise criteriosa, do que é um trabalho de vereação feito com responsabilidade, atiram-se pedras para o ar.

O que deveria dizer era, se as Camaras estão com graves problemas financeiros, as verbas atribuidas aos gabinetes de cada vereador , devem ser reduzidas.

Nenhum vereador pode meter o seu pessoal politico, em empresas municipais, nos quadros das Camaras, e todas as pessoas contratadas para ajudar os vereadores no periodo do seu mandato, devem ter um contrato de trabalho pelo periodo desse mandato, e que deve caducar no fim do mandato.

Com estas premissas as coisas ficariam claras.

Assim está a atirar ao lado, ou pior a fazer chicana politica sem consequências praticas.

Anónimo disse...

Caro Tiago Pinto, que grande confusão!

1º, Começando pelo fim: Não acho que sá Fernandes deixe de ser honesto, verdadeiro ou coerente por ter assessores para fazer o seu trabalho de Vereador da câmara. Talvez o Tiago preferisse que as decisões fossem tomadas por intuição, sem estudo prévio, talvez o Tiago preferisse que só houvessem Vereadores com fortuna pessoal, que contratassem do seu boloso assessores. Eu acho que este método é mais democrático.

O problema dos assessores, está obvio de ver, são 2: 1- O partido no poder ter contratado algumas centenas de assessores. 2- O Bloco ter sido com o CDS a força política com menos assessores (tinham só 1 vereador) e as pessoas - lá está, porque só emprenham pelas orelhas, o que o Correio da Manhã lhes conta - acharem que ele é o grande Marajá dos assessores.

2º Não digo que todos os candidatos devam ter o mesmo tempo de antena, acho inexplicável é a disparidade entre a CDU e o CDS, a disparidade entre o PSD e o PS, entre a Roseta e o Carmona, and so on.

3º Onde é que foi buscar esses números de processos perdido contra a Câmara? Na Comunicação Social? Foi o Carmona que lhe contou? LOL!!

Mas eu digo: Fica-lhe bem a si e a qualquer cidadão reagir assim epidémicamente a favor da Câmara e do Estado sempre que algum cidadão se queixa em tribunal dele.

É pena é o Túnel do Rossio, que tanto incómodo dá a tanta gente, ainda estar parado por ter sido planeado por um estado incompetente.

Por último: Claro que as notícias podem não ser todas boas, mas não consta que nenhum candidato ande a evitar ter notícias. Bem pelo contrário... E normalmente diz-se, saíu bem, saíu mal, etc... mas é rarissimo alguém dizer: "mais valia não ter saído nada". Daí, ser obviamente um bom indicador para fazer a análise que fiz

BA

Tiago Pinto disse...

Boas,

em 1º lugar não leio o correio da manhã e não foi por lá que soube dos 11 asessores de um vereador sem pelouro, mas já percebi que é esse jornal o alvo da vossa mania da perseguição. Pelo menos num ponto estamos de acordo, o correio da manhã não presta...
em 2º lugar, relativamente aos processos levantados pelo Zé e arquivados pelos tribunais, não, não foi o Carmona que me disse mas como livre e independente que sou vejo jornais, vejo televisão e ouço rádio ou pensam que só os bloquistas é que têm essas nobres práticas? das duas uma, os toda a comunicação social conspira contra vós ou as noticias de arquivamento de processos como o recente relativamente ao fontão de carvalho são mentira...
3º - é engraçado que o a.pacheco chame "cassete" às histórias dos assessores, ou melhor, nada estranho tendo em conta a subjectividade que reina nesse partido. Veja-se a questão de ser arguido: uns são arguidos maus e condenáveis na praça pública, outros são arguidos bons e vitimas da perseguição aos justiceiros bloquistas;
4º a comparação que BA faz com os assessores do CDS só comprova que o BE, como todos os outros, meteu tantos assessores quanto lhes foi possível, porque que eu saiba o CDS tinha uma vereadora com pelouro o que, na minha ingenuidade, deve dar mais trabalho.Por outro lado, pelo que sei - comparativamente com a vossa sapiência e conhecimento total, é muito pouco - o PCP tinha ainda menos assessores, o que vos deixa numa posição de caciquismo, não?

no fundo, é engraçado ver um partido cheio de moral e lições de liberdade e democracia e depois apoiar uma candidatura que se baseia na insinuação, no mediatismo dessas insinuações.
enfim é esquerda à portuguesa.