terça-feira, 3 de julho de 2007

Debate Bairro dos Lóios

  • CDS/PP envia o número 4 da lista - uma versão ainda mais apagada de Telmo;
  • Roseta à sua direita apresenta-se numa nova versão - a Corporativista dos Arquitectos;
  • Garcia Pereira fuzila (expressão do próprio) o debate;
  • A número 9 da lista BragaParques abre a boca e é prontamente vaiada;
  • O Partido da Terra fala longe do microfone e o público não finge estar interessado;
  • PS manda Manuel Salgado reafirmar o direito de António Costa a esmurrar a mesa sempre que quiser;
  • Monteiro afirma orgulhosamente que NÃO conhece o bairro e ataca Roseta;
  • Lipari (PSD) indigna-se com afirmações mentirosas (novamente palavras do mesmo) de favorecimento aparelhístico na GEBALIS embora admita que algumas(!) coisas lhe podem ter escapado;
  • A CDU congratula-se com... a CDU, e esquece-se de que não fez nada durante anos;
  • E agora a pérola da noite. O Bobo da Corte afirma que o "povo sabe cuidar de si mesmo"! Logo de seguida levanta-se, diz que precisa de fazer um chichizinho (garanto que são as palavras do próprio) e qual D.Sebastião sai para nunca mais retornar ao debate…


Sá Fernandes, o único que acompanhou desde o início o processo de denúncia contra a Fundação D. Pedro IV questiona e pressiona o governo para se deixar de boas intenções e resolver o problema. Manuel Salgado NADA diz.


Sá Fernandes apresentou durante o seu mandato a "proposta dos pequenos problemas", foi o único que lutou pela melhoria dos equipamentos do bairro (passeios, luzes de rua, elevadores, etc.) e foi mais uma vez impedido pelo executivo de Carmona Rodrigues.


Sá Fernandes mostra novamente trabalho, propostas e convicção pelo futuro de Lisboa.

[TIC]

8 comentários:

Anónimo disse...

só uma ressalva: os problemas causados pela Fundação D. Pedro IV não terminam nos bairros dos Lóios e das Amendoeiras.
Há ainda os infantários e o Lar de Marvila, dos quais ninguém parece querer sequer falar nesta campanha.
E, é claro, todo o escândalo político de favorecimento constante do PSD e do PS à Fundação...

Anónimo disse...

Caro TIC

Eu também estive no debate na sede da ATM no Lóios... e curiosamente não vi o mesmo:

- Vi o CDS/PP enviar o número 4 da lista, contudo com uma boa justificação pois é o deputado da AR que trata dos assuntos da Habitação e que especificamente acompanhou a situação da Fundação D. Pedro IV. Outros vi a enviar "outros" números, mas sem grande justificação...
- Vi uma Roseta à sua direita, que esgrimiu bem os argumentos, que tem lutado pelas questões da habitação e que conhecia bem o dossier do Bairro dos Lóios e da Fundação D. Pedro IV (e que perante as sugestões estapafúrdias do Manuel Monteiro de resolver o problema da habitação "enviando arquitectos para o deserto", naturalmente explicou que não era assim que se resolvia o problema... (se você, que pelos vistos lá estava, acha que a "belíssima" argumentação que o Monteiro é extremamente válidos, então não se fala mais nisso... vamos já "mandar uns juízes ao mar" para resolver os tempos de espera nos Tribunais!)
- Depois, sim, vi umas coisas parecidas com as que descreve. Vi um Garcia Pereira acutilante, mas que não lhe apetecia discutir sobre habitação, mas sim sobre a sua (in)visibilidade na comunicação social; vi uma "tiazoca" do Carmona a fazer má figura (porque era o que merecia e não porque tivesse algum coisa a ver com a BragaParques...);
(não) vi o Partido da Terra; vi o PS perder votos em barda, ao mandar um Manuel Salgado envergonhado e sem grande vontade defender as ideias da sua candidatura... etc e tal...
- Contudo, vi a CDU a fazer boa figura e congratular-se (e com razão) pelo seu trabalho pela defesa deste bairro... ou o TIC esqueceu-se esta acompanha à anos e que foi ela que apresentou na AR o projecto de extinção da Fundação D. Pedro IV?
- Vi o Gonçalo da Cãmara Pereira a levantar-se para fazer um chichizinho... mas também vi o Sá Fernandes, DURANTE o debate, a sair da mesa para ir fumar cigarros e rir na plateia, a MARIMBAR-SE para o que os outros candidatos estavam a dizer... e não achei grande atitude se quer que lhe diga! Uma atitude um bocadinho autista, não acha?

O "Zé" NÃO foi único que acompanhou desde o início o processo de denúncia contra a Fundação D. Pedro IV, ao contrário do que diz!!!... A CDU e a Helena Roseta (através da Ordem dos Arquitectos) à muito que trabalham na área da Habitação Social e muito especificamente com os Bairros dos Lóios e Amendoeiras... Eu se fosse a si revia as suas "fontes"...

Um abraço do Pólo Norte,

Pai Natal
(...e que pena não nos termos conhecido por lá! eu sou tão fácil de identificar com a barba, as remas e tal... :-)

Anónimo disse...

Caro TIC

Desculpe lá as minhas "correcções", mas não gosto nada de ver "histórias mal contadas"...
Se quer defender o Sá Fernandes, então fale sobre as virtudes dele e "invente" menos sobre os outros candidatos...

Um abraço gelado,
Pai Natal

Anónimo disse...

Pai Natal, concordo com quase tudo e agradeço que venha dar um tom sério a um post que não o pretende ser. Lamento pois que você não se tenha aguentado nesse honorável papel. Através de que inspiração divina chegou o PN à conclusão de que eu considero as afirmações de Monteiro válidas?!! Leu o que eu escrevi? Então leia outra vez.
Afirmações sarcásticas não pretendem ser mais do que isso. Este post não é uma análise do debate. o PN vem por isso corrigir algo que não é corrigível.
Dito isto, por acaso teve na concentração organizada no bairro dos Lóios o ano passado? Bom, o Zé esteve lá e foi o Único!
Caro Pai Natal, Sá Fernandes trabalha para a associação Tempo de Mudar há mais de DEZ anos. Trabalhou sem honorários e foi quem deu as armas legais necessárias para que a associação desenvolvesse o seu trabalho.
Foi também Sá Fernandes que apresentou a única proposta na câmara para melhorar as condições do bairro.
A plataforma artigo 65 desenvolveu um acompanhmento no qual Roseta se envolveu, mas não passa de aproveitamento político e desonesto declarar-se como a heróica defensora do bairro.
O corporativismo de Roseta é um facto, desde os seus apoiantes até às suas intervenções, os arquitectos estão sempre presentes como grande a salvação da cidade, os imaculados defensores do urbanismo citadino… vê-se.
Será que se lembra da primeira frase da CDU? Foi exactamente o que eu escrevi, “a CDU congratula-se com o trabalho e a luta desenvolvida pela CDU”.

Pai Natal, chega-se à conclusão que vem aqui escrever com intenções moralistas como forma pretensamente tornar plausíveis as suas afirmações. É o que se chama de cobardia intelectual.O nickname assenta-lhe bem.
Espero que se apresente para a próxima vez, o meu nome é público.

Abraço,
Tiago Ivo Cruz

Anónimo disse...

Caro TIC

Que sensíveis que estamos hoje... :-)
O que fiz foram "correcções" à sua descrição sarcástica do debate... porque mesmo nas descrições sarcásticas não se deve faltar à verdade... ou esta afirmação é demasiado moralista para si em tempos de eleições?

Eu não disse que o Zé não tem estado por lá... o que eu disse é que ele não era o único! Sabe...existem mais pessoas em Lisboa a trabalhar na área da Habitação Social!

Abraços do Pólo Norte,
Pai Natal

P.S.
E então, meu caro.... esqueceu-se de comentar o facto de o Sá Fernandes, DURANTE o DEBATE sair da mesa para ir fumar cigarros e rir na plateia, a MARIMBAR-SE para o que os outros candidatos estavam a dizer... Ou estava a mudar de assunto?

Quanto ao meu nickname... é o meu nickname, que fazer?... Não gosta dele? Acha que sou um cobarde por não colocar o meu nome, morada e nº de BI no final...? Qual é a diferença? Você viverá no século XXI? Será que quer fazer um duelo à antiga com pistolas e tal?... (não, não me parece que você se queira magoar... ;-)

tms disse...

Caro Tiago, também estive no debate.
(Clarifico, desde já, que sou candidato da CDU à CMLisboa e pai de uma criança que está num estabelecimento de infância sob a tutela da Fundação D. Pedro IV)

Acho que as análises/comentários irónicos que fazes, não correspondem na sua maioria ao que se passou sendo injustos e errados, sobretudo, no que se refere aos dois candidatos que estão "geograficamente" mais próximos de Sá Fernandes. Não comento, as afirmações que fazes sobre o que a CDU, Helena Roseta ou Sá Fernandes fizeram ou deixaram de fazer pelos Lóios e Amendoeiras. Esse juízo deixo-os para os moradores.

Se queres que te diga, no que diz respeito à CDU, entendo que não fazemos mais do que a nossa obrigação em dar todo o apoio aos moradores, em lutar pela extinção da Fundação D. Pedro IV, pela reversão de todo o seu património para o Estado e pela abertura de um processo averiguações sério sobre o que se passa/passou na Fundação.

Contudo, não posso deixar de notar que, embora ache que as posições da lista de Sá Fernandes e da CDU deverão ser muito próximas nesta matéria, estranhei o facto do candidato SF nunca ter referido que era a favor da extinção da Fundação D. Pedro IV, pela abertura de um processo de averiguações e pela reversão de todo o património da Fundação para o Estado - a título de exemplo recordo-te que, o edifício que, concomitantemente, é sede da Fundação, estabelecimento de infância e sede de outras empresas de construção de habitação "social", é património do Estado português!
Recordo-te ainda que o BE votou a favor destas propostas quando o PCP as apresentou na Assembleia da República.

Portanto, Tiago, este problema não se resolve, tal como ao PS lhe daria jeito, com a mera reversão dos fogos para o Estado.

Por isso mesmo, estranho que nesta matéria Sá Fernandes não utilize um conjunto de argumentos e documentos, que eu próprio, a Mariana Avelãs (ver 1º comentário), e outros, já lhe teremos feito chegar, designadamente, um documento da Inspecção Geral da Solidariedade Social, ocultado durante anos pelo Bloco Central, e que aponta para graves irregularidades existentes.

Mais, estranho esta cortina de silêncio e assobio para o lado (também de Sá Fernandes e do Bloco de Esquerda) quando se fala nos estabelecimentos de infância e nos lares sob a tutela da Fundação D. Pedro IV, tal como a Mariana, no primeiro comentário ao teu post, simpaticamente, tentou corrigir.

Um abraço

Anónimo disse...

Pai Natal, quando digo que o meu nome é público é simplesmente para lhe dizer que sou identificavel e caso assim o deseje pode apresentar-se em pessoa, esse foi aliás um desejo expresso por si.
Cobardia intelectual não tem nada a ver com o uso de nickname ou não, tem a ver com oportunismo pateta tal como novamente o vem aqui demonstrar - DUELO?!!! A hipótese de que eu realmente tivesse curiosidade de o conhecer não lhe passou pela cabeça? E acrescenta ainda que eu me vou magoar... Estou absolutamente estupefacto, você acha sinceramente que estou mortalmente ofendido! Continua a confundir estilo com conteúdo.

Das duas vezes que Sá Fernandes se levantou eu estive com ele, posso-lhe garantir que não gozou com ninguém, limitou-se a falar com moradores e associativistas com quem trabalhou, e posso também garantir que ouviu muito bem tudo o que os candidatos disseram.
A única razão porque não lhe respondi primeiro é que neste caso você irá acreditar sempre naquilo que lhe apetecer.
Divirta-se!

Tiago Ivo Cruz

Anónimo disse...

Caro Pai Natal, já arranjei padrinho para o nosso duelo - Bernardo Aranda. Vai ser um combate de boxe (uma coisa d'homem onde não nos podemos magoar) a realizar no parque mayer.

Escolha o dia, lá estarei.

Abraço