terça-feira, 17 de junho de 2008

Fina ironia


Hoje saio citado no Público: «Já Bernardino Aranda, do gabinete do vereador, fala no mesmo local [Blog Arrastão] em “erro político” do autarca por se ter “colado” à iniciativa, que classifica como “uma tenebrosa privatização do espaço público”».

Quem segue o que tenho escrito e dito sobre o assunto, pode agora achar muito estranha esta citação.

Trata-se na verdade do velho problema com o uso da ironia no registo escrito: No registo falado ainda se percebe, pelo tom de voz ou pela cara..., em texto, é mais fácil haver confusões deste género.

De facto, no meu comentário, defendo sobretudo a tese que também aqui já defendi: Está a haver empolamento da questão e aproveitamento político descarado. Como digo no meu post, está a transformar-se, citando João de Deus, "Um impulso aquático, numa orgia celestial".

O “erro político” foi ter defendido uma operação que nem sequer é de sua responsabilidade, pondo em polvorosa os inimigos de estimação do Sá Fernandes para esta “tenebrosa privatização do espaço público” (ironia).

De facto, mesmo que se esteja contra a atribuição da licença à Skoda para fazer o seu evento na Praça das Flores, só empolando muito a questão é que se pode considerar “tenebrosa privatização do espaço público” ao que se passou.
[B Aranda]

Sem comentários: