terça-feira, 17 de março de 2009

IGESPAR SUSPENDE DEMOLIÇÕES NOS TERRENOS DO FUTURO MUSEU DOS COCHES

Hoje de manhã, arqueólogos do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, ex-IPPAR) alertaram a comunicação social para a demolição de uma parede do edifício onde se encontravam a trabalhar.

Ao final do dia, o IGESPAR suspendeu as demolições nos terrenos onde está previsto ser construído o novo Museu dos Coches, esclarecendo ainda que as obras em curso não punham ninguém nem nenhum bem em causa. Porém, aquele Instituto não negou as afirmações dos arqueólogos tendo mesmo declarado que tal «aconteceu inadvertidamente».

Em declarações à Lusa, fonte do IGESPAR confirmou que não irá «haver demolições enquanto existirem pessoas a trabalhar naquelas instalações. Proceder-se-á a limpezas de interiores, não pondo em causa a segurança de serviços, pessoas e claro está do espólio», informando que «está já no local uma empresa de arqueologia a acompanhar os trabalhos, que prosseguirão sem deitar nada a abaixo» e acautelando pessoas e bens.

Amanhã, pelas 18 horas, realiza-se uma manifestação contra a construção do novo Museu dos Coches, orçado em 31,5 milhões de euros, em frente às antigas instalações militares.

A Plataforma pelo Património Cultural (PP-CULT) e o Fórum Cidadania LX lançaram uma petição contra a construção do novo museu que já reuniu mais de 2.000 assinaturas.

Sem comentários: