domingo, 2 de novembro de 2008

PROJECTO PARA A REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE MAYER

«A integração do Capitólio pressupõe uma aproximação ao sítio urbano - o Parque Mayer - e cénica ao reabilitar o espaço como lugar de teatro.» É desta forma que o arquitecto Alberto Souza Oliveira aborda a requalificação do Teatro Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa.

«Transformar o Capitólio é repor a sua "grande sala" e abri-la, lateralmente, para uma grande praça que "encaixa" o espectáculo», refere Souza Oliveira, que na requalificação introduziu maior versatilidade e inovação na utilização da grande sala. O objectivo é o do Capitólio, mais uma vez, ser um espaço contemporâneo e poder comportar o maior número possível de formas de expressão cultural , como teatro, dança, música, novo circo e as tendências de interdisciplinaridade artística entre as áreas performativas e formas mais convencionais da expressão criativa.
A 8 de Outubro foi aprovada a alteração orçamental para a transferência de verbas provenientes do Casino Lisboa, através das contrapartidas iniciais pela sua instalação, montante que, em parte, será aplicado na requalificação daquele edifício do Parque Mayer. No passado dia 22, a CML aprovou a proposta do Arq. Souza Oliveira como vencedora do concurso público.

Recorde-se que, em Setembro, dois dos concorrentes anunciaram que iriam impugnar em tribunal o processo, após ter sido retomado pela edilidade lisboeta. Os recursos apresentados em Maio deviam-se à alegada falta de objectividade do jurí e por incumprimento do princípio do anonimato.

[AS]

Sem comentários: