sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Candidaturas de cidadãos podem ser solução interessante

Na edição de hoje do DN, o BE considera que as candidaturas de cidadãos podem ser uma solução interessante nalguns locais.

O coordenador autárquico do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, garante que o grande objectivo para 2009 é crescer, e que nalguns casos pode ser uma boa solução o apoio a candidaturas de cidadãos. "Pensamos que as candidaturas de cidadãos são um modelo desejável em vários locais, até pelo reforço da participação cívica e política que representam".

Mas se em princípio estão abertos a candidaturas de cidadãos Pedro Soares deixa bem claro não ter havido qualquer contacto com Helena Roseta, que deve querer repetir a experiência em Lisboa , nem tão pouco com Luísa Mesquita ex-deputada do PCP e que é vista como podendo ser uma solução desse tipo em relação ao Município de Santarém onde é vereadora.

Em todo o caso, Pedro Soares refere que se está a mais de um ano da realização de autárquicas pelo que em boa medida é muito cedo para decisões neste domínio. Em 2009, Pedro Soares adianta que não deverão estar presentes nos 308 municípios mas querem claramente captar mais executivos, vereadores e deputados municipais. Para além disso defende ser necessário reforçar em zonas mais interiores de Portugal como Vila Real, Bragança, Évora ou Castelo Branco onde é natural que " os militantes do BE queiram ver o partido a apoiar soluções para as autarquias.

(síntese da notícia da jornalista do DN, Eva Cabral)

6 comentários:

Anónimo disse...

Candidaturas de cidadãos, INDEPENDENTES?.... Pela forma como alguns militantes do Bloco lidaram com o Sá Fernandes, certamente que não será muito diferente, com outros independentes.

È que as candidaturas de cidadãos têm agenda propria,e podem a meio do mandato ,entenderem que as suas prioridades não são as do BE.

Quanto á ideia Luisa Mesquita independente do prestigio que ela possa ter em Santarem, continua a ser PCP,e tambem ela se levantou para fazer um minuto de silêncio ao conego Melo.

Não me parece boa ideia, o BE fazer o mesmo que os outros partidos, pescar á linha dissidentes de outros partidos, para compôr o ramalhete.

Há muitos cidadãos dispostos a participar, com prestigio local, e que não são paraquedas, e apesar de não serem militantes do Bloco, têm muitos pontos em comum com politica defendida pelo BE, o trabalho é deixar-se de ser burocrata, e ir ao terreno, ouvir os militantes e simpatizantes locais, e as sujestões que eles façam, ou então acaba por se cair no erro, de se fazerem listas, só para apresentarem candidaturas, em locais em que não existe implantação.

Ou até recusar apoiar autarcas presatigiados e respeitadoos , mesmo de outros partidos, só porque se quer á viva força apresentar uma candidauura propria, e os resultados depois, ficam sempre muito abaixo daquilo que se esperava conseguir.

Anónimo disse...

O anónimo deve andar confuso. Se tivesse lido com serenidade, teria percebido que foi deixado "bem claro não ter havido qualquer contacto com Helena Roseta (...) nem tão pouco com Luísa Mesquita ex-deputada do PCP". E depois faz uma série de ininuações completamente despropositadas. Sobre as agendas do BE e dos independentes, o anónimo deve estar a fazer uma enorme confusão com o PC e outros. Ou será que há alguma coisa que lhe esteja a correr mal e o esteja a deixar tão instável? Se não se importa, um conselho: tome os comprimidos logo de manhã.

Anónimo disse...

tanto rodeio para dizer que vão trocar o independente Sá Fernandes pela independente Helena Roseta.

O Bloco foi o último a chegar mas já lhe tomou o gosto...

Anónimo disse...

Por acaso a minha sensação é de que o independente Sá Fernandes vai trocar quem o elegeu por duas vezes por quem lhe poderá garantir o lugar em 2009. É triste, mas é o que sinto.

Anónimo disse...

O Sol diz que o PS já o adoptou!... LOL

Anónimo disse...

Porque é que o Bloco se tem que apoiar sempre em independentes? É só pela sua expressão mediática?
Será que o Bloco não tem quadros capazes de fazer um trabalho melhor que o do Sá Fernandes e que a Helena Roseta?
Porque é que o coordenador autárquico não é o nº 1 da Lista a Lisboa? Opta sempre por ser o nº 2.
Isto não é o Bloco a fazer política da mesma forma que os outros partidos fazem?

Querem ser tão diferentes que dão voltas e mais voltas e mais voltas a 360º...