sexta-feira, 1 de agosto de 2008

FUNCIONÁRIA ACUSA PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Uma funcionária da Junta de Freguesia de Benfica acusa o Presidente, Domingos Alves Pires, de discriminação racial, acusações negadas pelo autarca que chega a apelidar as declarações de Glória Novais de «falsidades de quem quer protagonismo e privilégios».

Glória Novais garante que este processo é «o culminar de vários anos de perseguição e discriminação racial», do qual resultou uma suspensão de 30 dias. «Quando, um dia, não suportando tamanha humilhação, o confrontei, instaurou-me este processo», relata.

Por seu turno, o autarca eleito pelo PSD revela que apresentou uma queixa na Procuradoria-Geral da República contra a irmã de Glória Novais, Lóide, por falsas declarações. «A única pessoa que afirma que chamei preta a esta funcionária é a irmã, Lóide, existindo muitas mais testemunhas da junta que desmentem a acusação» esclareceu Domingos Pires.

Inacreditável é a proibição de falar crioulo que o Presidente da Junta de Freguesia impôs a Glória Novais, com a argumentação de que « a língua oficial no local de trabalho é o português».

Miguel Reis, representante do BE na Assembleia de Freguesia de Benfica, garante que esta não é a primeira vez que o Presidente assume uma atitude de prepotência e ofensa, recordando a abertura de «concursos para contratação de pessoal em que dá preferência a pessoas do sexo masculino» e o «processo na SOS Racismo por, como administrador do prédio onde reside, se recusar a receber a renda de uma inquilina negra a quem ofende verbalmente».

Domingos Pires refuta todas as acusações e já "avisou" que vai levantar mover um processo contra Glória Novais por calúnias, visando o seu despedimento.

(fonte: Público)

[AS]

Sem comentários: