segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bloco pede esclarecimentos à Câmara sobre alegadas demolições no Bairro da Liberdade


A Lusa acaba de emitir um take onde refere que os deputados municipais do Bloco de Esquerda vão pedir à Câmara que esclareça uma alegada ordem de corte de água com vista à demolição de casas do Bairro da Liberdade, em Campolide, onde vivem "centenas de pessoas".

Em visita hoje ao bairro, o deputado municipal Carlos Marques ouviu de vários habitantes que, na semana passada, técnicos da EPAL foram à zona entre as ruas da Capela e da Samaritana com a intenção de cortar a água, com informação da Câmara segundo a qual as casas em questão estavam vazias e algumas teriam sido mesmo demolidas.

"Vamos entregar à presidente da Assembleia Municipal de Lisboa um requerimento para que a Câmara informe que serviços são estes. Há aqui qualquer problema, não é credível que alguém na Câmara tenha dito que as casas já estavam demolidas", disse Carlos Marques aos jornalistas no fim da visita.

"Estas pessoas vivem em más condições, concerteza que é preciso haver um realojamento, mas é preciso tratá-as como deve ser, são cidadãos de Lisboa, merecem tanto respeito os daqui como os da avenida de Roma", acrescentou. Vários moradores ouvidos pelos deputados municipais asseguraram nunca terem sido informados pela autarquia sobre eventuais demolições das suas casas.

Dos moradores, o grupo do Bloco de Esquerda ouviu ainda queixas sobre as más condições de vida nos apertados e sombrios pátios do bairro, como as "ratazanas do tamanho de coelhos" que proliferam devido às casas vazias de pessoas que já foram realojadas. (LUSA)

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal as pessoas que estiveram para ficar sem água não eram oportunistas que tinham ocupado casas vazias de famílias realojadas que, por sua vez, tinham voltada a alugá-las. Há pessoas que só para defenderem a sua dama falam do que não sabem. Bem fez o Bloco em ir o bairro ver o que se passava.

Isabel Faria disse...

Não anónimo, a não ser que todos os oportunistas se tenham escondido ou estivessem de férias, nós não encontramos nenhum. Encontrámos gente que lá vive desde sempe.
E sim concordo, bem fez o Bloco em ver com os seus olhos o que vimos esta tarde.

Eduardo Cruz disse...

Querem demolir para depois colocarem as pessoas noutros bairros sociais e assim poderem fazer um condomínio.
Porquê?!?!
A vista compensa isso.