terça-feira, 24 de abril de 2007

O Túnel do Marquês abre amanhã


Aproveitando a ocasião da inauguração parcial do Túnel do Marquês, o editor de Economia do Expresso, este Sábado que passou, repete as estafadas teses de que 1. Os inúmeros atrasos foram por culpa de José Sá Fernandes; 2. Os atrasos causaram a derrapagem orçamental dos 13.750.000 para os 20.500.000 Euros.

Acrescenta a 3ª tese: Que a diferença deveria ser facturada directamente ao JSF.

Goebbels terá dito que "uma mentira repetida muitas vezes era como uma verdade". Assim, vale a pena recordar 3 factos:

1 – Em primeiro lugar não foi José Sá Fernandes que mandou parar a obra para que se elaborassem todos os estudos requeridos pela Lei. Foi um Juiz. Assim, talvez os “desvios de muitos milhões”, devessem não só “ser facturados directamente” a Sá Fernandes, mas também serem repartidos pelo Juiz que mandou parar a obra; pelos legisladores que decidiram tornar obrigatórios estudos enfadonhos para realizar este tipo de obras; ainda pelos legisladores que permitiram que os cidadãos possam recorrer para um tribunal com “providências cautelares” quando julgam que se está a cometer alguma ilegalidade e, já agora, por quem decidiu avançar com a obra sem verificar se todos os preceitos legais tinham sido cumpridos.

2 – Curiosamente, após realizados os tais estudos, o projecto sofreu alterações de fundo. Afinal, parece que este método de realizar estudos antes de perfurar o centro da cidade, onde passa o túnel do metro, cursos de água subterrâneos, e toda a panóplia uma de infra-estruturas no subsolo, tem mais lógica do que parece… Quanto se terá poupado pelo facto de ser ter antecipadamente realizado alterações ao projecto?

3 – Em terceiro lugar, a obra esteve parada por 7 meses enquanto se fizeram os tais estudos. Apenas as obras de escavação do túnel. Os trabalhos no exterior puderam continuar… Segundo Carmona Rodrigues, a esses 7 meses, ainda se devem somar cerca de “1 mês, 1 mês e meio”, que é quanto tempo leva para retomar a mobilização de máquinas e pessoal para a obra. Ora como no passado dia 10 de Abril, contaram-se os 30 meses de atraso da inauguração do túnel do marquês, ficamos sem a certeza a quem facturar os restantes 22 meses de atraso.

[BA]

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